Cientistas da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça, afirmam ter resolvido o famoso dilema: o que veio primeiro, o ovo ou a galinha? De acordo com a pesquisa, a resposta é o ovo. Os pesquisadores descobriram um organismo unicelular, o “Chromosfera perkinsii”, encontrado em sedimentos marinhos no Havaí, que apresenta características embrionárias e existe há mais de um bilhão de anos, muito antes dos primeiros animais.
Esse organismo atinge um tamanho máximo e então se divide, formando colônias multicelulares que se assemelham ao desenvolvimento embrionário. “É uma espécie unicelular, mas seu comportamento indica processos de coordenação e diferenciação multicelular presentes muito antes do surgimento dos animais”, afirma a professora de bioquímica Omaya Dudin, que lidera o estudo.
Os cientistas explicam que a “C. perkinsii” pode ter evoluído ao longo de milhões de anos, desenvolvendo habilidades para formar estruturas semelhantes a embriões. Esses achados ajudam a entender as origens da vida multicelular e podem apoiar futuras investigações sobre fósseis antigos com características embrionárias, que intrigam cientistas há décadas.
Fonte: DCM