Final de semana de entrada da Primavera deve ter chuva e calor em Palmital

A Primavera de 2024 começa às 9h44 neste domingo, 22 de setembro. Diferente do ano passado, quando a estação teve influência do El Niño, a estação terá o fenômeno La Niña que, até o momento, tem a previsão de fraca intensidade. Há a perspectiva de que ele possa ser notado a partir de novembro e dezembro, com o aumento de condições de chuvas nos estados do Sudeste do Brasil.

Para este sábado (21/09), conforme o Climatempo, há a previsão de chuva fraca em Palmital e céu nublado, com temperaturas amenas entre 21°C e 28°C. Porém, início da Primavera deve ser quente, com perspectiva de sol e algumas nuvens no domingo (22/09), além dos termômetros entre 19°C e 35°C. E o calor deverá ganhar força nos próximos dias, com estimativa de até 40°C na quarta (25/09) e quinta-feira (26/09) da semana que vem.

CONFIRA A PREVISÃO DO CLIMATEMPO PARA OS PRÓXIMOS MESES NO ESTADO DE SP

Outubro

Para o mês de outubro, a previsão é de chuva dentro a um pouco acima da média no sul e extremo norte de São Paulo. O centro-oeste do estado deve ter menos chuva do que a média normal. A chuva deve acontecer especialmente na forma de pancadas que tendem a ficar mais regulares no decorrer da segunda quinzena do mês. Em relação ao ano passado, o volume de outubro de 2024 chuva deve ser menor.

A passagem de frentes frias durante o mês de outubro não deve causar grande resfriamento no interior paulista. Ainda há possibilidade de onda de calor preferencialmente na primeira quinzena do mês.

Na região de Ribeirão Preto, a chuva de outubro deve privilegiar as áreas próximas da divisa com o Triângulo Mineiro. A região de Franca deve terminar o mês com um pouco mais de chuva do que média para o mês. ter chuva mais frequente do que as outras áreas do Norte de São Paulo.

Na região de Campinas e de São Carlos, a chuva de outubro deve ficar dentro da média para o mês.

A temperatura deve ficar um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo.

Novembro

Em novembro, as pancadas de chuva serão mais frequentes do que em outubro. O volume de chuva na maioria das regiões do estado de São Paulo deve ficar dentro da média para o mês, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, a região de São Carlos, de Campinas e de Sorocaba.

O Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o norte do estado de São Paulo devem receber um pouco mais de chuva do que o normal no decorrer do mês, com pancadas de chuva mais frequentes e volumosas.

Com a chuva acontecendo com maior regularidade, já não teremos tantos eventos de ar extremamente seco e de fumaça.

Em relação à temperatura, a previsão é de que em novembro seja mês com temperaturas dentro da média no centro, sul e leste do estado de São Paulo. Áreas no norte e centro-oeste terão um pouco mais de calor do que o normal.

Dezembro

Para o mês de dezembro a previsão é de que todo o estado de São Paulo tenha um pouco mais de chuva do que a média. Isso significa que será um mês com chuva mais frequente, já com a contribuição de organização de corredores de umidade e até a possibilidade de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Um aumento da chuva e da nebulosidade a temperatura em dezembro deve ficar dentro da média em todas as áreas do estado de São Paulo.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.