Flexíveis, não frouxos

José Renato Nalini
José Renato Nalini

*José Renato Nalini

            A flexibilidade é um comportamento virtuoso. A atitude contrária à rigidez, que conduz ao fanatismo, é qualidade em falta no convívio contemporâneo. O Brasil sofre de uma doença terrível, que é a intolerância. Quem se alinha a um dos lados da contenda parece desejar ao outro nada mais que não a morte. Discussões estéreis, ofensas, agressões toscas e infames, chegam a nos fazer duvidar de que houve avanço civilizatório nas últimas décadas.

            Há um componente interessante na flexibilidade, que é certa atitude de não-oposição, de não-resistência diante daquilo que é imutável ou superior à nossa força. Essa virtude era praticada pelos antigos chineses, que elaboraram o conceito de “Wu Wei”, ou seja, “Não-Ação”. Isso não significa imobilidade. Os chineses complementavam: “Wei Wu Wei”, ou seja, “faça sem fazer” ou “faça ou não-fazer”. Muito diferente de inércia, preguiça, lassidão ou passividade.

            A ideia pode conduzir a um acordo com a correnteza indomável. Diante de uma torrente poderosa, a oposição pode significar naufrágio. Se em lugar de resistir, o indivíduo usar essa potência para prosseguir até encontrar paragens mais calmas, terá ganhado tempo e economizado resistência.

            A metáfora do carvalho e do bambu. Diante de uma tempestade forte, o carvalho não se verga e racha. O bambu se verga ao vento e sobrevive íntegro.

            Ser flexível é saber ouvir o outro, embora nossa consciência esteja revoltada com a imbecilidade do que ele fala. Ser flexível é acatar a opinião alheia, quando ela tiver algo de sensato que possa nos convencer de que, desta vez, é melhor ceder. Ser flexível é amoldar-se à necessidade de aceitação das diferenças, pois o mundo seria tedioso fôssemos todos iguais.

            Flexibilidade, enfim, poderia ser sinônimo de inteligência. Teimar, resistir, querer persuadir pela força ou pelo volume dos berros, não é inteligente. O flexível é alguém respeitado, porque sabe ouvir. Talento pouco levado a sério em nossos dias. O flexível é tudo isso, menos frouxo. Um pouco de flexibilidade não faz mal a ninguém.

*José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – 2021-2022.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

José Renato Nalini
Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.