Fotógrafos criam projeto para retratar pandemia de coronavírus nas ruas de Marília

Fotógrafos de Marília criam projeto para retratar pandemia de coronavírus nas ruas do interior paulista — Foto: Arquivo Pessoal

Moradores de Marília dizem que objetivo é mostrar a pandemia em diversos pontos da cidade para incentivar o isolamento social na cidade.

Fotos marcantes que registram um dos momentos históricos vividos pelo mundo todo. É nisso que se baseia o projeto que três fotógrafos de Marília (SP) decidiram dar início: o álbum ‘Relatos de uma Pandemia’.

A série de fotos busca retratar a realidade de pessoas que, por algum motivo, não podem ficar em casa ou as que não têm casa, além de registrar acontecimentos e a quarentena. A cidade contabilizava até sexta-feira (10) cinco casos confirmados, uma morte por Covid-19 e mais de 60 casos suspeitos.

Adeptos do ‘street protography’ (fotografia de rua), Rodrigo Alcantara, João Carlos Carvalho e Wellington dos Santos decidiram começar o projeto para, segundo eles, deixar registrado o momento pelo qual estamos passando.

“Em conversa, chegamos à conclusão de que era um momento histórico muito importante e precisávamos ter registros disto para um futuro.Também vemos o projeto como forma de solidarização com as pessoas que estão na linha de frente ao combate do Covid-19”, comenta João Carlos.

Série de fotos busca retratar a realidade de pessoas que, por algum motivo, não podem ficar em casa  — Foto: Arquivo Pessoal

Série de fotos busca retratar a realidade de pessoas que, por algum motivo, não podem ficar em casa — Foto: Arquivo Pessoal

Para os jovens, a fotografia é um hobby para o trio. Rodrigo é estudante de pós-graduação em ciências sociais, João Carlos é servidor público federal e Wellington é artesão.

As fotos são feitas pelas ruas de Marília, conforme explica Rodrigo. “Avaliamos qual o melhor lugar, como o centro da cidade, próximo aos hospitais e avenidas. Documentar, solidarizar e conscientizar são coisas que acompanham cada clique que fazemos. Estamos tomando muito cuidado ao sair e ao voltar para casa, higienizando as mãos, usando máscaras, limpando os equipamentos, lavando as roupas, etc”.

Moradores de Marília são registrados em projeto — Foto: Arquivo Pessoal

Moradores de Marília são registrados em projeto — Foto: Arquivo Pessoal

“Uma imagem que particularmente me marcou foi a de um cidadão doando alimentos para dois moradores de rua e fazendo uma oração com as mãos estendidas sobre suas cabeças.”, conta João Carlos.

Projeto mostra pandemia em Marília — Foto: Arquivo Pessoal

Projeto mostra pandemia em Marília — Foto: Arquivo Pessoal

O propósito, além de registrar em imagens os desdobramentos da pandemia de coronavírus em Marília, é de conscientizar as pessoas que também permaneçam em suas casas.

“Queremos que projeto seja uma solidarização com as pessoas que estão na linha de frente ao combate do Covid-19, sejam os profissionais da saúde, sejam as pessoas que estavam se organizando de alguma forma para ajudar pessoas carentes, entre outros”, explica Rodrigo.

Fotógrafos de Marília criam projeto para retratar pandemia de coronavírus nas ruas do interior paulista — Foto: Arquivo Pessoal

Fotógrafos de Marília criam projeto para retratar pandemia de coronavírus nas ruas do interior paulista — Foto: Arquivo Pessoal

“Para mim, [o que mais me marcou] até agora foi a de um senhor no Bom Prato que lia um livro, se não me engano, de introdução à psicologia social. Essa foto me marcou bastante”, conta Rodrigo.

“Ainda vamos estruturar mais o projeto, criar um site oficial para postar os portfólios, mas pretendemos agora pedir que as pessoas não saiam de suas casas, apenas por real necessidade”, conta joão.

FONTE:G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.