O fim de semana promete ser de instabilidade climática em boa parte do Brasil, com chuvas ainda mais fortes e risco de temporais. Segundo a Climatempo, uma frente fria que se forma no Sudeste nesta sexta-feira (08/11) trará umidade da Amazônia, aumentando o potencial para tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, leste de Minas Gerais, Centro-Oeste, Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. Nessas áreas, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm por dia, com ventos de até 100 km/h. Esse alerta indica “perigo” devido à possibilidade de chuvas intensas e temporais.
O Inmet também alerta para a possível formação de um “ciclone bomba” no Oceano Atlântico na próxima semana. Esse fenômeno ocorre quando uma área de baixa pressão, ou ciclone extratropical, se intensifica rapidamente, provocando ventos intensos e tempestades nas áreas próximas.
No entanto, os modelos meteorológicos indicam que esse ciclone se afastará do Brasil, reduzindo o impacto direto sobre o país, considerando o potencial do evento se o movimento fosse em direção ao litoral. Mesmo assim, a expectativa é de que os ventos se intensifiquem no Sul, especialmente no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podendo resultar em ressacas.
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a frente fria se intensificará em São Paulo e avançará para os estados do Sudeste no sábado (09/11).Play Video
“O sábado será marcado por temporais no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e parte do Centro-Oeste, como Goiás e o Distrito Federal”, disse Luengo em entrevista ao G1. O sistema canalizará umidade da Amazônia, afetando áreas do Centro-Oeste e do Norte, com risco de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno climático que mantém o tempo instável por dias consecutivos.
Para o Sul do Brasil, a previsão é de que o tempo fique um pouco mais estável, com uma leve queda nas temperaturas, sem expectativa de frio intenso. Porém, essa região não deve escapar totalmente da instabilidade: as chuvas serão menos intensas, mas ventos fortes podem atingir a faixa litorânea do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com rajadas de até 80 km/h, e há possibilidade de ressaca no litoral.
No Nordeste, a previsão é de tempo firme e seco, exceto pelo sul da Bahia, que pode registrar alguns temporais ao longo do fim de semana. A frente fria em deslocamento deve alcançar o norte de Minas Gerais e Espírito Santo no domingo (10/11), e a faixa de chuva se estenderá até partes do Amazonas, Tocantins, norte de Goiás, Pará e Rondônia.
Fonte: DCM