O furacão Milton, que se aproxima da Flórida, foi classificado como um dos mais perigosos dos últimos 100 anos, com potencial para causar grandes estragos. Em poucas horas, ele passou da categoria 2 para a 5, a mais alta na escala de furacões, assustando especialistas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o fenômeno deve atingir a Flórida nesta quarta-feira (09/10), menos de duas semanas após a devastação causada pelo furacão Helene.
O governo da Flórida já emitiu ordens de evacuação para moradores de seis condados na área da Baía de Tampa, que abriga quase 4 milhões de pessoas. A tempestade, com ventos de até 285 km/h, também fez com que o presidente dos EUA, Joe Biden, declarasse estado de emergência em toda a Flórida. As autoridades estão se preparando para o que pode ser a maior evacuação do estado desde 2017.
O Milton se intensificou rapidamente devido às águas quentes do Golfo, que servem como “combustível” para a tempestade, e ao pequeno diâmetro do seu olho, conhecido por aumentar a força dos ventos. A expectativa é que o fenômeno meteorológico se enfraqueça para a categoria 3 ao tocar o solo, mas ele ainda representa uma ameaça significativa, especialmente para a região de Tampa, que não vê um furacão tão forte há mais de um século.
Fonte: CDM