Suspeita é de que o felino se acidentou enquanto caminhava em uma construção. Ele foi levado pelos bombeiros a hospital veterinário de Jaú, onde o pedaço de ferro foi retirado em cirurgia.
Uma gata precisou passar por um delicado procedimento cirúrgico após ser resgatada com um vergalhão de ferro cravado no corpo em Jaú, no interior de São Paulo.
O caso aconteceu no início desta semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate, o animal foi encontrado em uma construção com o pedaço de ferro espetado no corpo.
A suspeita inicial é de que o felino tenha se acidentado e caído em cima da barra de ferro de cerca de 30 centímetros de comprimento, que perfurou a parte posterior da pata traseira e entrou o corpo até chegar próximo à região abdominal.
Na segunda-feira (26), a gata foi levada a um hospital veterinário particular da cidade, onde passou pelo procedimento cirúrgico para retirada do ferro.
Segundo o veterinário Leonardo Gonçalves de Oliveira, assim que chegou ao hospital, o animal foi anestesiado e passou por exames de imagem para identificar da localização do vergalhão e da profundidade do ferimento.
“[Pelo raio x] Sabíamos que não havia fraturas, mas não sabíamos o que poderia acontecer quando retirássemos o vergalhão. Como poderia acontecer uma hemorragia intensa, fizemos no centro cirúrgico e preparamos uma bolsa de sangue, para possível transfusão”, explicou o veterinário.
De acordo com o profissional, após a retirada do ferro, não houve qualquer hemorragia, apenas lacerações e áreas com necroses de pele, que foram retiradas durante a cirurgia.
O veterinário afirmou que o animal apresentou melhoras e que, nesta terça-feira (27), já estava se alimentando normalmente, com comportamento muito próximo ao normal. A gata apenas segue mancando, e o estado de saúde dela é estável.
Fonte: G1