A Paróquia de Santo Antônio lançou nesta sexta-feira (24/04) o projeto Geladeira Solidária, que possibilitou a criação de um espaço onde pessoas que enfrentam as dificuldades devido à crise gerada pela pandemia do coronavírus podem fazer a retirada de alimentos. O equipamento está instalado no pátio do posto ao lado da Matriz do bairro Paraná, um espaço coberto onde há monitoramento por câmeras e acesso 24 por dia para o depósito de doações ou a retirada de mantimentos.
Segundo o padre Luiz Fernando Dias, a ideia foi inspirada em uma ação realizada em lanchonete do bairro São José dias atrás. O pároco, disse que ofereceu uma geladeira que estava no salão paroquial para o projeto e o teve a colaboração da empresa Kita Painéis, que fez o envelopamento do refrigerador. A instalação do equipamento também teve a parceria do comerciante Fernando Tirolli, proprietário do Posto Santo Antônio.
De acordo com o padre Luiz Fernando, toda a população pode abastecer a Geladeira Solidária com água, leite, suco, alimentos na validade, marmitex, lanches, frutas e outros produtos devidamente embalados. O pároco disse que as pessoas devem evitar deixar carne ou peixe crus, ovos, alimentos vencidos, bebidas alcoólicas ou mantimentos com embalagens abertas. Não há restrição de acesso ao equipamento, mas é necessário que as pessoas peguem somente os alimentos que necessitam, evitando desperdício.