O delegado Giovani Bertinatti deixou nesta semana o comando da Polícia Civil de Palmital. O policial foi transferido para Assis, onde assumiu a função de chefe do 2º Distrito Policial. Ele é substituído pelo delegado Mateus Maciel César Silva, que foi designado para o município pelo órgão da Secretaria de Segurança Pública.
Bertinatti assumiu a Delegacia de Palmital em abril de 2017 e realizou um trabalho com números bastante expressivos, incluindo com 100% de esclarecimento nos homicídios cometidos. O delegado também participou de operações policiais que resultaram na prisão de um grande número de criminosos que realizaram ilícitos em Palmital, além de capturas em outras regiões e estados do país.
A competência no cumprimento das leis, a dedicação no combate à criminalidade e o respeito com que atendeu ao público na Delegacia de Palmital foram reconhecidos pela comunidade e pelas autoridades. Bertinatti também foi homenageado pelo Conselho da Polícia Civil com o prêmio de melhor relatório de inquérito do Estado de São Paulo em janeiro de 2018.
O delegado concluiu o projeto da nova Delegacia da Polícia Civil, que recebeu investimento de R$ 2,5 milhões do governo estadual. As instalações foram oficialmente entregues em novembro do ano passado, com a presença do secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, além de chefes regionais da corporação.
Giovani obteve ainda nota máxima em correição realizada em novembro de 2020 pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, sendo um foi feito inédito na área de abrangência do Deinter-8, que tem sede em Presidente Prudente. Em nota enviada ao JC, ele agradeceu aos policiais civis e militares pelo empenho na segurança pública, ressaltou a boa acolhida da população palmitalense e desejou sorte ao sucessor.