GOLFINHO RARO COM ‘POLEGARES’ É FOTOGRAFADO NA GRÉCIA

(Fonte: Alexandros Frantzis/Divulgação)

Um estranho golfinho localizado no Golfo de Corinto, perto da Grécia, desenvolveu intrigantes “polegares” em forma de gancho esculpidos em suas nadadeiras, é o que mostram fotografias recentes feitas na região. Pesquisadores do Pelagos Cetacean Research Institute avistaram o animal em duas ocasiões nos últimos meses durante pesquisas de barco na costa do país.

Apesar da aparência incomum de suas nadadeiras, o golfinho em questão acompanhou o restante do seu grupo e foi visto “nadando, saltando e brincando” sem maiores problemas, afirmou o coordenador científico e presidente do Pelagos Cetacean Research Institute, Alexandros Frantzis. 

Características surpreendentes

Em entrevista ao site WordsSideKick.com, Frantzis afirmou ter sido pego de surpresa com o golfinho grego. “Foi a primeira vez que vimos esta surpreendente morfologia das barbatanas em 30 anos de pesquisas em mar aberto e também em estudos durante a monitorização de todos os golfinhos encalhados ao longo da costa da Grécia durante 30 anos”, disse.

O Golfo de Corinto, onde o animal foi encontrado, é um bolsão semifechado do Mar Jônico, imprensado entre o continente grego e a península do Peloponeso. É o lar de uma sociedade única mista de golfinhos que inclui golfinhos-comuns (Delphinus delphis), golfinhos-de-risso (Grampus griseus) e golfinhos-listrados (Stenella coeruleoalba). Segundo os pesquisadores, o espécime manuseado era um golfinho-listrado.

Cerca de 1,3 mil golfinhos dessa espécie vivem no Golfo de Corinto, onde estão isolados do resto da população mediterrânea. A nadadeira incomum não se parece em nada com uma doença, mas provavelmente a expressão de alguns genes raros e irregulares que surgiram devido ao cruzamento constante desses poucos indivíduos. 

Membros distintos

(Fonte: GettyImages)

(Fonte: GettyImages)

Os cetáceos — um grupo de mamíferos marinhos que inclui baleias, golfinhos e botos — desenvolveram membros anteriores distintos com mais falanges, ou ossos dos dedos, em comparação com outros mamíferos. Esses ossos estão dispostos em “mãos” semelhantes às humanas, envoltas em uma nadadeira de tecido mole. Isso significa que os golfinhos têm polegares, embora não sejam tão proeminentes quanto os nossos.

Ao contrário dos humanos, cujos dedos são fundidos em mãos em forma de remo no útero, com células que morrem antes de nascermos, as células acumulam-se em torno dos ossos dos membros anteriores dos golfinhos para formar barbatanas. Como nenhuma célula entre os dedos morre no processo de gestação, eles acabam não desenvolvendo mãos como as nossas.

Contudo, o golfinho fotografado no Golfo de Corinto parece não ter dedos e parte do tecido que normalmente os envolveria. Na visão dos especialistas, parece que as células que normalmente formariam o equivalente aos nossos dedos indicadores e médio morreram num evento estranho quando a barbatana se formou enquanto o filhote de golfinho ainda estava no útero. 

O polegar e o quarto dedo do animal, no entanto, permaneceram. Sendo assim, é possível que o “polegar” em forma de gancho possa ter algum osso dentro dele, mas certamente não é móvel. 

Fonte: Mega Curioso

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 6 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.