Governo de São Paulo divulga tabela do IPVA 2022 e amplia desconto para pagamento à vista

Imagem: site Jornal Contábil
Published: Last Updated on

Donos de veículos usados que quitarem o imposto em janeiro terão desconto ampliado de 3% para 9%; parcelamento será feito em até 5 vezes

O governo do estado de São Paulo divulgou o calendário de pagamento Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 e ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados.

Os contribuintes podem pagar o imposto de três jeitos: em cota única em janeiro, com desconto de 9%; em cota única em fevereiro, com desconto de 5%; ou parcelando em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa. Até então, o parcelamento era de até três vezes, mas foi ampliado porque os carros usados se supervalorizaram, encarecendo o tributo, conforme o governo.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

As datas de vencimento são de acordo com o final da placa do veículo. A seguir, veja o calendário de pagamento do IPVA 2022 para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo — Foto: Reprodução

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo — Foto: Reprodução

Calendário de pagemtno do IPVA 2022 em SP — Foto: Reprodução

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em SP — Foto: Reprodução

Como saber o valor do IPVA 2022?

Prepare o bolso. O IPVA 2022 (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) vai ficar 22,54% mais caro, em média, no Estado de São Paulo. Os valores vão ser divulgados pela Secretaria da Fazenda paulista nesta quarta-feira (22) e podem ser consultados aqui.

Os donos de veículos também podem checar quanto vão pagar de imposto em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. Basta saber o número do Renavam do veículo. Além disso, dá para verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e placa do veículo.

Como pagar o IPVA?

Para pagar o tributo, basta ir até uma agência bancária, um terminal de autoatendimento ou acessar o internet banking. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas ou em sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda. Nessas empresas, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, mas elas cobram juros para parcelar com cartão.

Quem não pagar o imposto até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na Selic, a taxa básica de juros da economia. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo.

Se o contribuinte ainda não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o proprietário do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. O veículo pode, ainda, ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

FONTE: VALORINVESTE (GLOBO)

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.