A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) está desenvolvendo diversas ações visando a regularização e modernização do setor do agronegócio no Estado de São Paulo. Atualmente, o órgão do governo realiza um mutirão visando consolidar a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao programa Rotas Rurais, que faz o endereçamento digital das propriedades.
Na terça-feira (18/10), a equipe da SAA esteve na Casa da Agricultura de Palmital para fazer os atendimentos. Nesta quinta-feira (20/10), o trabalho será realizado na sede da Unidade de Negócios da Coopermota, em Cândido Mota. Os produtores rurais do município poderão ter acesso aos serviços dos dois programas estaduais das 8 às 16 horas, período em que técnicos da secretaria estarão na cooperativa.
O CAR integra as informações ambientais das unidades do agronegócio, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. O cadastro é exigido em operações de crédito e de registro de imóveis. De acordo com a SAA, 100% das propriedades do Estado (mais de 400 mil) já estão cadastradas em sistema e o aceite dos proprietários deve ser feito até 31 de dezembro de 2022.
Já o Rotas Rurais é uma ação do governo estadual que entrega o endereço digital das propriedades, possibilitando facilidade na localização por meio de georreferenciamento e beneficiando o atendimento dos serviços públicos, incluindo da segurança pública e da saúde. De acordo com a SAA, o projeto avança em mais de 470 municípios e até o final de outubro, estará disponível em 100% do território paulista.
A SAA informou que o mutirão de serviços é uma ação inédita e possibilita que o produtor rural vá até um local específico para dar o aceite do cadastro ambiental e receber o impresso com o endereço digital de sua propriedade no Rotas Rurais. Os beneficiários dos programas deverão comparecer apresentando o número do CAR e documentos pessoais (CPF/RG).
De acordo com o secretário Francisco Matturro, a SAA realiza um esforço de ir ao encontro do proprietário de imóvel rural para executar seu trabalho e garantir a melhoria dos sistemas de gestão do agronegócio. “Saímos do escritório, com todo nosso time e estrutura, e vamos ao campo. Essa é a disposição que o governo do Estado de São Paulo mostra para auxiliar o homem do campo paulista em mais esta empreitada”, completou.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento