De acordo com o governador João Doria (PSDB), acordos com a Sabesp, Comgás, GasBrasiliano, Naturgy, que já valiam desde de março, foram prolongados devido a pandemia de coronavírus. Extensão da não interrupção no fornecimento de energia ainda está sendo negociado pelo estado.
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (3) a prorrogação da suspensão de cortes de fornecimento de gás e água natural até o dia 31 de julho devido a pandemia de coronavírus. De acordo com o governador João Doria (PSDB), acordos com a Sabesp, Comgás, GasBrasiliano, Naturgy, que já valiam desde de março, foram prolongados. A extensão da não interrupção no fornecimento de energia ainda está sendo negociado pelo estado.
“O governo de São Paulo garante a não interrupção no fornecimento de água, gás e luz até 31 de julho das comunidades e das pessoas de baixa renda que circunstancialmente não tenham a oportunidade de pagar as suas contas. Elas estarão protegidas pelo entendimento, pela negociação do governo do estado de são Paulo com os concessionários destes serviços”, disse Doria.
“O governo negociou, por exemplo, com a Sabesp e com empresas fornecedoras de gás natural, Comgás, GasBrasiliano e Naturgy, o compromisso de não interromperem esses serviços essenciais para clientes inadimplentes até 31 de julho deste ano”, completou.
No dia 19 de abril, o governo de São Paulo anunciou que iria suspender a cobrança da tarifa social de água da Sabesp para 506 mil famílias, a medida começou a valer no dia 1º de abril e teve validade de 90 dias. Quanto ao fornecimento de gás, a gestão estadual fechou um acordo no fim de março com a empresa de fornecimento de gás encanado Comgás para suspender todos os cortes de fornecimento no estado até o dia 31 de maio de 2020.
Já com relação ao fornecimento de energia elétrica, no final de março o governador João Doria anunciou que havia enviado um pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e às concessionárias de energia elétrica que atuam no estado para que as famílias de baixa renda fossem isentas do pagamento de contas de luz e que cortes de energia elétrica fossem suspensos até o dia 30 de julho.
Nesta quarta-feira (3) o governador afirmou que a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente solicitou para a Aneel a prorrogação do corte de fornecimento de energia elétrica até 31 de julho.
“A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, representada aqui pelo Marcos Penido, seu secretario, seu titular, já solicitou também a prorrogação do corte do fornecimento de energia elétrica até 31 de julho para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a lei exige essa aprovação”, disse Doria.
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, defendeu que a suspensão dos cortes de água, gás e luz são fundamentais para a sobrevivência das famílias.
“Garantir a água, o gás, a energia é garantir o sustento é garantir a vida. Não adianta nós simplesmente levarmos os alimentos e não termos condição de cozinhar ou de ter a vida dentro do seu ambiente. Então, na garantia dessa sustentabilidade no meio ambiente, nós propusemos às concessionárias de gás, à nossa Sabesp e à Aneel, que controla todas as concessionarias de energia, que não houvesse o corte do fornecimento ou seja a garantia desse bem fundamental para o sustento das famílias, água, gás e energia, e tivemos imediatamente a respostas positiva e iremos dar a garantia a todas essas famílias carentes”, disse Penido.
FONTE: G1