O Ministério da Agricultura iniciou uma investigação para apurar irregularidades na comercialização do chamado “café fake”. As análises foram motivadas por denúncias relacionadas a produtos rotulados como “pó para preparo de bebida sabor café”, cuja legalidade está em questionamento. Com informações do jornal O Globo.
De acordo com o Ministério, a fiscalização constatou a presença de cascas, grãos defeituosos, aromatizantes e a indicação do uso de polpa de café como ingrediente. No entanto, essa polpa não foi encontrada nos estabelecimentos vistoriados, levando à apreensão cautelar dos produtos e ao aprofundamento das análises. As ações se concentraram principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Os produtos e a matéria-prima utilizada na fabricação foram apreendidos e aguardam o resultado das análises para determinar a legalidade ou possível fraude. Segundo Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério, ainda não há conclusão definitiva sobre a existência de fraude.
“Os produtos foram apreendidos e estão sendo analisados. Somente após a conclusão das análises poderemos afirmar se os produtos são realmente uma fraude”, afirmou Caruso.
A fiscalização segue em andamento e novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.
Fonte:DCM