Um grande número de fiéis participou da programação do Domingo de Ramos em Palmital. As celebrações representam a aclamação de Jesus em sua chegada a Jerusalém, que marcaram a abertura da Semana Santa, que remete à tradição bíblica da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. As duas paróquias realizaram procissões e missas nas comunidades de Santo Antônio, São Sebastião, São Francisco e Nossa Senhora de Fátima, além de São Roque, no Distrito de Sussuí.
A Paróquia de São Sebastião realizou atividades simultâneas na manhã de domingo (24/03). Uma concentração ocorreu no São Vicente de Paulo, onde o padre Marcelo Barreto comandou oração e fez bênção aos ramos levados pelos fiéis. Ele também abençoou os idosos atendidos pela entidade. Em seguida, houve procissão até a Matriz de São Sebastião, onde ocorreu missa.
O padre Otávio Peres comandou a bênção de Ramos na igreja de São José, de onde os fiéis partiram em procissão para a igreja de São Francisco, onde ocorreu missa. As irmãs da congregação Missionárias de Ação Paroquial, que atuam no Asilo, estiveram no Distrito de Sussuí para a realização de procissão e a Celebração da Palavra na capela de São Roque.
Na Paróquia Santo Antônio, houve concentração no Monumento de Nossa Senhora de Fátima. O padre Luiz Fernando Dias comandou oração e fez bênção aos ramos. Em seguida, houve missa na igreja da região do Jardim Montreal com a presença de grande número de fiéis. À noite, foi realizada missa de Ramos na igreja matriz do bairro Paraná.
Na noite de segunda-feira (25/03), apenas a comunidade de Santo Antônio realiza celebração para reflexão das “Palavras de Jesus na Cruz”, com missa a partir das 19h30 na igreja Matriz. Na noite de terça-feira (26/03), as duas comunidades católicas de Palmital estarão unidas para a Procissão do Encontro, que representa Jesus e Maria no caminho do Calvário.
A imagem de Nosso Senhor dos Passos partirá às 19h30 da Matriz de Santo Antônio e seguirá até a avenida Reginalda Leão para o encontro com o andor de Nossa Senhora das Dores, que sairá da capela do Asilo São Vicente. Em seguida, os fiéis seguem até a Matriz de São Sebastião para uma celebração e bênção com a presença dos padres de Palmital.
PROGRAMAÇÃO – Na quarta-feira (27/03), conforme programação divulgada pelas paróquias, os padres de toda a Diocese estarão na Catedral de Assis para a missa dos Santos Óleos com o bispo dom Argemiro de Azevedo. As atividades nas igrejas de São Sebastião e Santo Antônio, a partir das 19h30, reunirão fiéis para o terço da Via-Sacra. A mesma celebração deverá ocorrer na comunidade do Distrito de Sussuí.
O Tríduo Pascal começa na quinta-feira (28/03), com a missa de Lava-Pés na matriz de Santo Antônio, a partir das 19h30. As celebrações começam às 20 horas nas igrejas de São Sebastião e São Francisco, com Adoração ao Santíssimo até 23h50, além de Celebração da Palavra na capela de São Roque. Na Sexta-feira Santa (29/03), as paróquias realizam vigílias e promovem missas solenes a partir das 15 horas nas igrejas matrizes. Também estão previstas atividades para as capelas do São José e de Sussuí.
Na noite de sexta-feira, as duas comunidades voltam a realizar celebração conjunta com a Procissão do Senhor Morto. Conforme a programação, a imagem de Jesus partirá da igreja de São Sebastião e seguirá em cortejo até a Matriz de Santo Antônio, onde ocorre bênção aos fiéis. A celebração marca o início da Vigília Pascal, que ocorre no sábado (30/03) e terá missas a partir das 19h30 nas matrizes do centro de Palmital e do bairro Paraná, além da capela de São Francisco.
A programação da Semana Santa será encerrada com no Domingo de Páscoa (31/03), que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo e se configura como uma das mais importantes manifestações da tradição do catolicismo. Pela manhã, a partir das 8 horas, serão realizadas missas na igreja de São Sebastião e na capela de São Roque. À noite, a partir das 18 horas, ocorre a celebração na matriz de Santo Antônio.
CONFIRA FOTOS