Ibirarema realizou evento cívico, cultural e de lazer durante o final de semana para comemorar os 80 anos de emancipação político-administrativa do Município. Para marcar a data, a Prefeitura realizou eventos especiais que atraíram grande número de pessoas à praça Francisco Duarte, da igreja Matriz dedicada à padroeira Nossa Senhora de Lourdes. O objetivo foi celebrar mais um aniversário do município e oferecer opções de lazer e diversão para as famílias.
As comemorações foram iniciadas na noite de sexta-feira (29/11), com a passagem da Caravana Dacalda, que realizou um grande espetáculo pelas ruas de Ibirarema. O evento contou com veículos decorados, efeitos visuais e personagens que remetem à magia do Natal, como o Papai e a Mamãe Noel. A organização, com apoio da Prefeitura, também fez a distribuição de 2 mil brinquedos na praça Francisco Duarte.
No sábado (30/11), a programação foi aberta com ato cívico na Praça Francisco Duarte, com a presença do prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, do vice Juvenal Pontremolez Filho e do presidente da Câmara Maurício Salles de Castro, além de vereadores, representantes de entidades e outras autoridades. Após o hasteamento das bandeiras e o canto dos hinos Nacional e de Ibirarema, foram feitos pronunciamentos.
A palavra foi aberta pelo supervisor de ensino Alceu Sérgio Pereira, que ressaltou as conquista educacionais da atual administração, além de importantes avanços em outros setores. Ele também destacou a importância da comemoração dos 80 anos de emancipação de Ibirarema. Em seguida, Juvenal Pontremolez lembrou da alegria em poder escrever a história do município junto com Camachinho e enfatizou o orgulho de trabalhar para fazer muito mais pela população.
Camachinho enfatizou o amor por Ibirarema e disse que, neste ano, houve a suspensão da programação natalina como medida necessária para garantir os investimentos em setores prioritários, antecipando crises causadas pela queda de arrecadação e cortes de verbas governamentais. O prefeito também pediu compreensão da população e afirmou que as comemorações retornarão no próximo ano.
Camachinho citou as recentes conquistas no setor do meio ambiente, saúde, educação e obras, como galerias pluviais e a pavimentação do bairro Ribeirão Vermelho. Disse que encerrará uma administração com muito trabalho e grandeza, com a disposição para continuar com mais empenho e disposição no próximo mandato.
Na sequência, o Departamento de Educação fez a entrega de medalhas aos alunos de rede municipal que se destacaram na 27ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na plataforma Elefante Letrado (leitura digital para crianças).
ANA LÍVIA – A cerimônia cívica foi encerrada com uma homenagem à estudante ibiraremense Ana Lívia da Silva Generoso, de 17 anos, falecida naquela noite, e as bandeiras foram hasteada a meio mastro em sinal de luto na cidade. Depois do ato cívico, a Prefeitura realizou no Salão Paroquial a distribuição do bolo comemorativo à população. A festa do aniversário foi encerrada com o espetáculo infantil “Bonecos, Ritmos e Músicas”, com a Cia. Bonecos Urbanos. A apresentação, em frente da praça da Matriz, fez parte do programa do circuito Difusão CultSP, desenvolvido pelo governo do Estado por meio da Associação Paulista Amigos da Arte.
CONFIRA VÍDEO E FOTOS