A partir desta segunda-feira, 9 de fevereiro, começam as inscrições para as atividades de 2026 do Guri, projeto de educação musical desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura. O programa, que tem 30 anos de história, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo território paulista por meio do ensino gratuito da arte musical
Na região de Marília, o Guri tem 21 polos de ensino e oferece 1.500 vagas para cursos gratuitos de música. Com o patrocínio das empresas CTG Brasil, Tauste Supermercados, Sicoob, Sicoob Credimota e Grupo Maringá, as unidades são mantidas por meio de parceria com prefeituras, incluindo as de Ibirarema, Palmital e Salto Grande, onde são oferecidas diversas opções para canto, instrumentos e práticas em grupo.
O Guri é a porta de entrada para quem quer aprender a cantar e tocar um instrumento e está interessado em iniciar os estudos de imediato. Os cursos não exigem conhecimento musical prévio do aluno ou o instrumento em casa, uma vez que o programa oferece todo o suporte em sala de aula. Os cursos são gratuitos e as aulas que atendem crianças, jovens e adultos começam em fevereiro.
PALMITAL – O polo do Guri em Palmital está localizado na rua Luiz Piva, 83, na Vila Wady Zugaiar, em frente ao PSF Dorival Gaspar, no bairro Paraná. São oferecidos cursos de acordeom, iniciação musical para crianças, madeiras, metais, percussão, viola caipira e violão, além de atividades modulares de MPB/jazz, viola caipira adulto, pratica de coro adulto, ritmos tradicionais viola caipira, bateria, bloco do guri. O núcleo atende pelo telefone (18) 3351-9333 (Ramal 449) e funciona de segunda e quarta-feira das 8 às 11 h e das 12 às 18 horas, e na sexta-feira das 7h30 às 12h30
IBIRAREMA – A unidade do Guri em Ibirarema tem as instalações na rua Prefeito Osorio Costa Aranha, 21, no Parque Henrique Generick e atende pelo telefone (14) 3307-1516. O polo funciona de segunda e quarta-feira das 8 às 12 h e de terça, quinta e sexta-feira das 13h30 às 17h30. Os cursos são de iniciação musical para adultos, iniciação musical para crianças, viola caipira e violão, atividades modulares de ritmos tradicionais da viola e harmonia e improvisação.
SALTO GRANDE – O Guri oferece em Salto Grande os cursos de iniciação musical para adultos, iniciação musical para crianças, percussão e violão, atividades modulares de harmonia e improvisação e bateria popular. A unidade está instalada na rua Barão do Rio Branco, 436, no centro de cidade, e atende pelo telefone (14) 3378-1164. O expediente é de segunda e quarta-feira, das 8 às 11 h, e das 13h30 às 17h30, e de terça, quinta e sexta-feira das 13h30 às 15h30.
INSCRIÇÕES – Para realizar a inscrição, que vai até 13 de março, o interessado deve comparecer ao polo do Guri em que deseja estudar (menores devem estar acompanhados de responsáveis) e apresentar a certidão de nascimento ou RG (original e cópia) do aluno, um comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência escolar e uma foto 3×4 recente, além de um comprovante de residência para consulta. Crianças a partir dos 6 anos de idade já podem se matricular. Para estudar no Guri, não é necessário ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O projeto oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.












