Holanda tem o segundo Agro do mundo, com produtividade e tecnologia
Compartilhe

Então olhei para o campo e ví o Brasil …

– Quero saber apresenta:

… as exportações agrícolas da Holanda, em 2017 somaram US$ 112 bilhões. O país é pequeno (41.528 km²), 205 vezes menor que o Brasil; com população de 17 milhões de habitantes, apesar disso é o 2º maior exportador de produtos agropecuários do mundo.

Em 2017 suas exportações somaram US$ 112 bilhões, ficando atrás dos Estados Unidos e à frente do Brasil, o 4º colocado. A Holanda tem o (Food Valley), o Vale dos Alimentos, e a relevante Universidade de Wageningen, a Universidade do Agronegócio. Segundo o FMI, a Holanda é a 17ª maior economia mundial …

* A Holanda é o 2° maior exportador de alimentos do mundo?

* A universidade de Wageningen é um exemplo bom?

* A Holanda é menor que o estado do Espírito Santo?

A Holanda, em termos de agropecuária, é um exemplo para nós brasileiros. Em 1960, a vaca holandesa média produzia 4.200 kg de leite por ano, em 2007 quase que dobrou e produz 7880 kg.  O país também exporta um quarto de todas as exportações mundiais de tomate, também um quinze avos de maçãs do mundo. 

Os Estados Unidos gastam 160 litros de água para produzir 1 kg de tomate, os holandeses produzem o mesmo gastando apenas 8 litros de água. Eles levam mesmo muito sério a questão do espaço que tem, onde cada hectare arrecada cerca de 114 mil dólares, que é 100 vezes mais que o valor obtido pelo Brasil.

As inovações da Universidade de Wageningen possibilitaram uma redução de quase 90% do consumo de água na agricultura e 50% de energia. O Brasil tem que avançar no cooperativismo, tem que haver união estratégica para promover o agro e priorizar não o hectare em sí, mas sim o rendimento por hectare.

Precisamos gastar menos água, menos energia, adotar novas técnicas e todas as inovações disponíveis. Também precisamos diminuir o uso de pesticidas, também aplicar diferentes modelos energéticos dirigidos à sustentabilidade e poupança.

– Por hoje é isso. Boa semana. Paz, saúde e harmonia. Até a próxima palavra Brasiliana.

Compartilhe

Deixe uma resposta