Homem é multado por pescar piranhas no Panema

Infrator estava pescando na represa de Canoas II, na Água do Palmitalzinho, e capturou piranhas durante o período da Piracema

 

A Polícia Militar Ambiental flagrou na manhã de sábado um homem de 37 anos que praticava pesca ilegal no lago da usina de Canoas II, no trecho do Paranapanema localizado no bairro rural de Água do Palmitalzinho. O infrator havia capturado piranhas, espécie nativa do rio, durante o período do Defeso da Piracema e foi multado, além de ter de responder na esfera judicial por crime ambiental.

De acordo com informações da Polícia Ambiental, o flagrante ocorreu por volta das 9h30, quando uma equipe fazia patrulhamento náutico pelo lago da usina e avistou o pescador, que é morador de Palmital, às margens do rio. Ele foi abordado e estava cum uma caixa térmica onde havia várias piranhas já limpas. O pescado somou aproximadamente 2,5 quilos e foi apreendido.

A Piracema começou em 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro. O período é regulamentado por meio de lei para garantir proteção à reprodução natural dos peixes. Diversas restrições são estabelecidas, incluindo a pesca de espécies nativas e a utilização de alguns equipamentos. No caso da ocorrência em Palmital, a espécie é natural do Rio Paranapanema e tem de ser protegida durante o defeso.

Depois do flagrante, os policiais elaboraram o Auto de Infração Ambiental por “pescar em período no qual a pesca seja proibida”, aplicando a multa de R$ 750,00. De acordo com registros da Polícia Ambiental, o pescador disse que não sabia do impedimento à pesca de piranhas durante o período de Piracema. A ocorrência será encaminhada à Polícia Civil, para a abertura de processo de crime ambiental.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.