Um alemão de 63 anos morreu depois de contrair uma infecção rara através da lambida de seu cachorro. A doença foi causada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, comumente encontrada na boca de cães e gatos. A transmissão desse microrganismo para o ser humano é rara, mas quando acontece está geralmente associada a mordidas. No entanto, especialistas alertam que algumas circunstâncias podem facilitar a entrada da bactéria na corrente sanguínea, como ter uma ferida aberta na região que o animal lambeu.
“A C. canimorsus faz parte da flora normal da boca de um cão e geralmente não causa nenhum tipo de doença significativa. No entanto, no lugar errado, na hora errada, no paciente errado, pode levam a infecções graves – mas muito, muito raramente”, explicou Stephen Cole, da Universidade da Pensilvânia, à rede americana CNN.
OS SINTOMAS
Segundo os médicos que atenderam o homem, a infecção começou a se manifestar com sintomas de gripe, como febre e dificuldade para respirar, o que fez com que o paciente deixasse de procurar atendimento médico imediato. Ele só foi ao hospital depois de três dias, quando passou a apresentar uma erupção cutânea no rosto e dores nos nervos e músculos da perna.
Ao realizar exames, a equipe constatou que ele tinha um sangramento subcutâneo nas pernas, além de lesão renal, disfunção hepática, ausência de fluxo sanguíneo para os músculos e não conseguia urinar. Para tratar o problema, os médicos prescreveram um coquetel antibiótico, mas não houve melhora. Pouco tempo depois, o homem teve uma parada cardíaca da qual foi possível ressuscitá-lo.
Fonte: Veja