Hospital de Bauru tem paciente vindo da China com suspeita de coronavírus

Um paciente que voltou da China em dezembro e foi atendido em um hospital de Bauru (SP) tem suspeita de ter sido contaminado pelo coronavírus. A informação foi publicada na manhã desta terça-feira (04/02), pelo site Marília Notícia.

 

De acordo com a publicação, a assessoria de imprensa do Hospital Unimed Bauru confirmou o atendimento a um paciente que voltou da China recentemente, e que agora está com suspeita de ter sido contagiado com o vírus.

 

Em nota oficial, o hospital confirmou o atendimento: “Visando afastar equívocos e desencontros de informações, [o hospital] esclarece que houve atendimento nesta data [segunda-feira, dia 3] de um paciente que há 14 dias retornou da China, agora apresentando quadro gripal”.

 

O comunicado informou também que “todos os protocolos da OMS/MS foram seguidos, inclusive obrigações de caráter epidemiológico e, em cumprimento a tais protocolos e diante do quadro clínico do paciente, no momento não há confirmação diagnóstica. Desta forma, não houve indicação médica, de acordo com a OMS, para internação hospitalar”.

 

O site de notícias questionou o hospital e o Ministério da Saúde sobre o motivo da liberação do paciente, mesmo em situação de suspeita da doença. No entanto, não houve retorno até a publicação da matéria.

 

CORONAVÍRUS

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, na China, onde o vírus foi registrado pela primeira vez em dezembro, o surto causou 426 mortes e mais de 20 mil casos. Ao menos 24 países já reportaram infectados.

 

Por enquanto, no Brasil o Ministério da Saúde monitora 14 casos suspeitos, em quatro Estados, mas não houve confirmação da doença no País.

 

Mesmo sem caso do novo coronavírus confirmado no Brasil, o governo federal reconheceu “emergência de saúde pública em território nacional” por causa do avanço da doença, elevando o grau de risco ao nível 3, o mais alto na escala. O anúncio foi feito nos últimos dias pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

Leia a nota oficial completa

“O Hospital Unimed Bauru, visando afastar equívocos e desencontros de informações, esclarece que houve atendimento nesta data de um paciente que há 14 dias retornou da China, agora apresentando quadro gripal.

 

Todos os protocolos da OMS/MS foram seguidos, inclusive obrigações de caráter epidemiológico e, em cumprimento a tais protocolos e diante do quadro clínico do paciente, no momento não há confirmação diagnóstica. Desta forma, não houve indicação médica, de acordo com a OMS, para internação hospitalar.”

Fonte: Marília Notícia

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.