A Prefeitura abriu o projeto Terra do Natal, que faz parte das comemorações ao aniversário de Ibirarema, que completa 78 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (30/11). A ação, por meio da decoração e do oferecimento de atrações na praça Francisco Duarte (Matriz), tem o objetivo de fomentar o turismo na cidade e proporcionar a magia natalina à população de toda a região.
A abertura foi realizada na noite de terça-feira (29/11), com a presença da primeira-dama Nereide Camacho e a presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Cláudia Camacho, além de outras autoridades e convidados. Elas representaram o prefeito Camachinho, que estava em viagem a Brasília e gravou vídeo que foi exibido em telão. Em seguida, houve apresentação de balé da companhia de Eliane Brito.
Durante a encenação de um trecho de “O Quebra Nozes”, balé de Tchaikovski baseado em conto infantil de Alexandre Dumas, que foi adotado como tema para o Terra do Natal deste ano, houve o acendimento da iluminação da praça de Ibirarema. O público também pode acompanhar vídeo institucional contando a história de desenvolvimento do município. A noite foi encerrada com show de Bruna Gonçalves.
A programação festiva teve continuidade nesta quarta-feira (30/11), com ato cívico na praça da Matriz, além de apresentações artísticas e a distribuição do bolo comemorativo. A programação do Terra do Natal, é acompanhado de praça de alimentação, barracas de artesanato, brinquedos gratuitos e até um sistema de neve artificial, segue até o final de dezembro.
HISTÓRIA – Ibirarema se originou de um pequeno povoado denominado Pau D’Alho, localizado nas margens de um pequeno rio homônimo. A espécie de árvore de madeira mole e com forte odor de alho, abundante na região, emprestou o nome ao córrego e ao vilarejo. Em 1913, as primeiras explorações para a construção da Estrada de Ferro Sorocabana passaram pela região e fez com que alguns moradores da região transferissem suas residências para a margem da futura ferrovia.
Os pioneiros deste deslocamento foram João Corrêa e Nadário Marana, que fundaram nas proximidades dos trilhos da Sorocabana o povoado de Ibirarema. Em 1914, após a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, o novo povoado começou a progredir extraordinariamente, atraindo cada vez mais moradores. Em 1922, por meio da Lei nº 1.889, de 11 de dezembro, foi elevado a condição de Distrito de Pau D’Alho e posteriormente anexado ao município de Salto Grande. O Distrito foi transformado em município de Ibirarema pelo Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944 e instalado a 1º de janeiro de 1945, ganhando autonomia político-administrativa própria e tendo como sede do Poder Judiciário a Comarca de Palmital.
Com terras férteis e planas, o município tem como base econômica a agricultura e a agroindústria da cana-de-açúcar. A Usina Pau D’Alho, que era grande fonte de geração de empregos, fechou as portas em 2012. A indústria foi adquirida por empresários de Palmital e retomou a produção em 2020, sob a denominação de Enersugar. Outro destaque no setor econômico é o Distrito Industrial às margens da Raposo Tavares, que está atraindo empresas e agregando riqueza ao município.