Ibirarema comemora nesta terça-feira (30/11) seus 77 anos de emancipação político-administrativa. A programação realizada pela Prefeitura incluiu a abertura do projeto Terra do Natal, show musical e ato cívico na praça Francisco Duarte (Matriz), que recebeu decoração especial para o período natalino.
A programação comemorativa foi aberta na noite de segunda-feira (29/11) com a inauguração da decoração que tem o tema “Doce Natal” na praça da Matriz. Evento foi comandado pelo prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, acompanhado da esposa Nereide, do vice Juvenal Pontremolez e de vereadores. Também houve a presença de prefeitos da região e convidados. A festa foi animada por show da banda Santa Esmeralda.
Na manhã de terça-feira (30/11), foi realizado um ato cívico na praça da Matriz, seguido da distribuição do bolo comemorativo. Durante o dia, o Departamento de Saúde também realizou uma ação com orientações, atendimentos preventivos e vacinação contra a Covid. À noite, a partir das 19h30, está prevista a abertura da 1ª Copa de Futsal “Ibirarema Meu Grande Amor”, no ginásio Omar Nogueira.
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
Ibirarema se originou de um pequeno povoado denominado Pau D’Alho, localizado nas margens de um pequeno rio homônimo. A espécie de árvore de madeira mole e com forte odor de alho, abundante na região, emprestou o nome ao córrego e ao vilarejo. Em 1913, as primeiras explorações para a construção da Estrada de Ferro Sorocabana passaram pela região e fizeram com que alguns moradores da região transferissem suas residências para a margem da futura ferrovia.
Os pioneiros deste deslocamento foram João Corrêa e Nadário Marana, que fundaram nas proximidades dos trilhos da Sorocabana o povoado de Ibirarema. Em 1914, após a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, o novo povoado começou a progredir extraordinariamente, atraindo cada vez mais moradores.
Em 1922, por meio da Lei nº 1.889, de 11 de dezembro, foi elevado a condição de Distrito de Pau D’Alho e posteriormente anexado ao município de Salto Grande. O Distrito foi transformado em município de Ibirarema pelo Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944 e instalado a 1º de janeiro de 1945, ganhando autonomia político-administrativa própria e tendo como sede do Judiciário a Comarca de Palmital.
Com terras férteis e planas, Ibirarema tem como base econômica a agricultura e a agroindústria da cana-de-açúcar. A Usina Pau D’Alho, que fechou as portas em 2012, foi adquirida por empresários de Palmital e transformada na Enersugar Bioenergia. A empresa iniciou sua produção em 2020 e voltou a gerar empregos e tributos à Prefeitura. Outro destaque no setor econômico é o Distrito Industrial às margens da Raposo Tavares, que está atraindo empresas e agregando riqueza ao município.
CONFIRA FOTOS E VÍDEO























































