Um Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (04/05) pela Prefeitura de Ibirarema apontou que mais duas pessoas tiveram resultado positivo para o coronavírus. As pacientes, com idades de 61 e 31 anos, foram submetidas a testes-rápidos que confirmaram a presença do covid-19 no organismo e deverão ter o resultado confirmado por exame de secreção naso-bucal. Com isto, somam-se três ocorrências da doença no município desde o início da pandemia.
As pacientes são a mãe e uma irmã da mulher de 35 anos que testou positivo para o coronavírus na semana passada e foi o primeiro caso confirmado em Ibirarema. A idosa necessitou de atendimento de saúde, mas foi liberada para recuperação em casa. As três doentes, que não apresentam sintomas mais graves da doença, estão em isolamento social e seguem em tratamento domiciliar com acompanhamento da equipe do Departamento de Saúde e Assistência Social.
A Prefeitura também informou que há seis pessoas sem sintomas do coronavírus em situação de monitoramento pela equipe de saúde por terem contato com as pacientes infectadas ou passarem por situação de risco para o covid-19. Não há casos suspeitos. O Departamento de Saúde também descartou quatro notificações para a doença.
A Prefeitura também disponibiliza a partir desta terça-feira (05/05) telefones para ações de saúde mental de Ibirarema. Profissionais da Secretaria de Saúde farão atendimento psicológico à distância para pessoas que, na situação de isolamento social, se sintam deprimidas, ansiosas, agitadas, enfrentem distúrbios alimentares ou outros transtornos. O serviço, que pode ser identificado ou anônimo, ocorre pelos números (14) 3307-1152 e (14) 99886-7120.