A Prefeitura de Ibirarema emitiu nota no início da tarde desta quarta-feira (12/04) em que informou o reforço na segurança das escolas públicas da cidade. A medida será efetivada por meio da mobilização de vigilantes particulares que foram contratados pelo Departamento de Educação. Os profissionais, que são treinados e certificados, passam a atuar nas unidades das redes municipal e estadual de ensino a partir de quinta-feira (13/04).
“Com antecedentes de supostas ameaças, as famílias de nossa cidade estão apreensivas depois do que aconteceu em Santa Catarina. Então, decidi que precisava fazer alguma coisa, pois houve um aumento no número de faltas dos alunos da rede municipal de ensino nos últimos dias devido ao medo dos pais e responsáveis”, revelou o prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, que também fez acerto com a Diretoria Regional de Ensino para estender o serviço à Francisco Duarte.
O prefeito informou também que, na próxima sexta-feira (14/04), terá reunião com os chefes das polícias Civil e Militar de Ibirarema para alinharem em conjunto outras ações de segurança pública. De acordo com nota da Prefeitura, cada unidade municipal contará com um vigilante por 12 horas diárias, cobrindo todos os horários letivos. O Departamento de Educação também pediu para que todos os alunos compareçam uniformizados, para facilitar a identificação dos estudantes e coibir pessoas estranhas nas redondezas das escolas.
Segundo a Prefeitura, os portões das escolas permanecerão cadeados para evitar a entrada de estranhos. A administração municipal informou ainda que pais e responsáveis terão de passar por processo de identificação para ingressarem nos estabelecimentos educacionais. Outra medida é a intensificação da vigilância municipal nos períodos de entrada e saída, com patrulhamento nas áreas escolares para identificar pessoas em atitude suspeita, além da realização de rondas em todas as dependências das escolas.