Compartilhe

Lei aprovada pela Alesp incluiu 43 novas cidades no programa de fomento ao turismo; plano da cidade é focado em eventos e na tradição da “Terra da Linguiça”

 

jormal da comarca comarca

Ibirarema foi confirmada com o título de Município de Interesse Turístico (MIT), por meio de programa desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo que pretende fomentar e possibilitar que cada cidade valorize e incentive ainda mais suas belezas naturais, a cultura, os eventos e tradições. A medida foi viabilizada por meio de projeto de lei coletivo, que tem o deputado Mauro Bragato como um dos autores e que foi aprovado na terça-feira pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A lei incluiu 43 novas localidades que terão classificação especial e poderão pleitear recursos extras para projetos de turismo.

Pela medida legislativa, baseada em legislação estadual de 2015, Ibirarema deverá receber fomento do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão da Secretaria de Turismo, e recursos adicionais de aproximadamente R$ 600 mil por ano para investimento no setor, visando a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas e turísticas de cada localidade. Para receber a classificação, a cidade deve oferecer condições básicas de receptividade aos visitantes e atender outros requisitos.

O trabalho de Ibirarema é desenvolvido desde 2016, quando foi elaborado o Plano Diretor de Turismo Sustentável (PDVS). O documento, produzido em parceria com a Fema, de Assis, apresentou a análise da situação atual e a proposição de ações que viabilizem a dinamização de atividades de incremento ao potencial de atrair mais pessoas à cidade. Entre os atrativos estão a cultura tradicional como “Terra da Linguiça”, assim como os aspectos naturais baseados em eventos e no ambiente rural.

A proposta foi entregue pelo prefeito Thiago Briganó em 2016 ao deputado Mauro Bragato (PSDB), que encaminhou o Plano de Turismo para análise e aprovação na Alesp e na Secretaria do Turismo, além de trabalhar para que o município fosse incluído entre os beneficiados no projeto aprovado esta semana.

Paralelamente, a Prefeitura incrementou nos últimos anos os eventos realizados, tornando a cidade um dos principais pólos de atração de visitantes na região.

A programação turística desenvolvida em Ibirarema, é organizada pela Comissão de Eventos da Prefeitura, que valoriza as comemorações populares, as tradições locais e os aspectos importantes da sociedade. Um dos destaques é o projeto de Natal, que investe na decoração da praça principal da cidade e oferece extensa programação durante o mês de dezembro, quando a cidade recebe a visita de milhares de pessoas. Também se destacam como atrações o Ibirarema Rodeio Fest, o IbiraFolia e a Festa da Linguiça, que inclui concurso gastronômico do produto que é a referência do município.

Segundo o prefeito Thiago Briganó, o reconhecimento como Município de Interesse Turístico é a coroação de um trabalho planejado e muito bem estruturado para mudar o perfil de Ibirarema, que deixa a condição de cidade comum para ganhar destaque. “Vamos continuar trabalhando para aumentar a projeção de nossa cidade e, assim, melhorar as atividades econômicas e produtivas”, salientou.

Compartilhe

Deixe uma resposta