Ibirarema tem quatro pré-candidatos declarados a prefeito nas eleições de outubro

O atual prefeito Camachinho, o advogado Emerson Góes, a vereadora Simone Matias e o agricultor Márcio Cavuto confirmam intenção de participar do pleito

A exemplo do que acontece em praticamente todas as cidades brasileiras, os partidos políticos de Ibirarema já estão se organizando para as eleições municipais de outubro, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores para o mandato que se inicia em janeiro de 2025.

O JC apurou a existência de quatro pré-candidatos dispostos a levar seus nomes às urnas, todos afirmando que a decisão é definitiva e que não existe possibilidade de desistência futura para coligação com outras chapas, como acontece quando os candidatos se lançam apenas para testar seus nomes e sentir a viabilidade, ou para ganhar popularidade e abrir espaço em outras coligações.

REELEIÇÃO – Candidato natural pela situação, o prefeito José Benedito Camachinho, o Camachinho (PSD) afirmou que pretende disputar a reeleição para, segundo ele, continuar o trabalho árduo e dedicado pelo progresso de Ibirarema. Nesta nova empreitada, Camachinho tem como pré-candidato a vice-prefeito o ex-vereador Sargento Pedro, atuante em causas sociais e especialista em segurança pública.

Aposentado da Cesp – Centrais Elétricas de São Paulo -, Camachinho, que cita sua história de compromisso e dedicação ao serviço público, sempre foi desportista e incentivador do futebol e de outras modalidades, exerceu o cargo de vereador, foi vice-prefeito em dois mandatos e depois eleito prefeito com expressivos 2.468 votos. “Trabalhei sempre com humildade, respeitando as pessoas e me dedicando à administração municipal com os valores cultivados em minha vida de trabalho e bons princípios”, salientou.

Com a chapa incluindo o sargento Pedro, atual presidente do PSDB e que dedicou a vida à Polícia Militar, com larga experiência na segurança de pequenas cidades e cujo desempenho garantiu sua aposentadoria como Segundo Tenente, Camachinho pretende aliar a experiência do vice para enfrentar um novo desafio das administrações: a segurança pública.

A escolha do sargento Pedro como pré-candidato a vice-prefeito se deve à sua experiência política, como vereador mais votado da história de Ibirarema, e também pela sua vivência na área da segurança, cada vez mais necessária nas pequenas cidades”, salientou Camachinho.

O prefeito Camachinho concluiu: “Nosso objetivo, ao lado do Sargento Pedro, é motivada pelo desejo de continuar transformando sonhos em realidade, de construir pontes que unam nossa comunidade e de oferecer oportunidades para cada cidadão prosperar. Vamos firmar nosso compromisso inabalável com os valores de justiça, igualdade e progresso.”

OPOSIÇÃO – Pelos partidos de oposição ao atual prefeito, o advogado Emerson Adolfo de Góes, de 50 anos, disse ser pré-candidato por uma coligação entre PL e MDB e que tem várias opções de nomes para compor a chapa como vice-prefeito, que ainda não está definido. Advogado militante, concursado na Câmara Municipal de Campos Novos Paulista e contratado na Câmara de Ibirarema, Emerson já se candidatou em outras três eleições, sempre como o segundo mais votado. “Sei que existe bastante aceitação ao meu nome e tenho intenção de representar minha cidade com o respeito e a dignidade que sempre pautaram minha vida”, salientou.

Emerson disse que pretende levar seu nome às urnas mais uma vez para apreciação dos eleitores de Ibirarema e que sua decisão é definitiva, como sempre foi um político determinado. “Não existe possibilidade de me coligar com outro candidato, pois minha decisão é madura e muito bem pensada. A única condição é que outro pré-candidato possa vir a compor minha coligação”, acentuou.

SIMONE – Também pela oposição, atualmente no PSDB, mesmo partido do sargento Pedro, mas aguardando a janela partidária para migrar para o Republicanos, a vereadora e atual presidente da Câmara Municipal, Simone Matias se declarou pré-candidata a prefeita de Ibirarema.

Assistente social que se destacou no trabalho de construção em Ibirarema das casas em mutirão da CDHU, que formou o bairro Vila Feliz, Simone atua na Prefeitura de Ourinhos há mais de 20 anos, com especialização em saúde pública. Ela cumpre o terceiro mandato consecutivo como vereadora, eleita a primeira vez em 2012, e como primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Ibirarema.

Simone se diz preparada para exercer o cargo e fazer uma gestão de qualidade para todos os segmentos da população. “Acredito na força das mulheres na política e no olhar mais sensível para a solução de problemas. Vou lutar por um futuro mais igualitário e próspero, nossa cidade e nosso povo estão abandonados e precisamos com urgência reverter esta situação.”, afirmou.

Simone também foi clara quanto à sua decisão se de candidatar, sem possibilidade de desistência ou de coligação com outro candidato. Sobre o vice-prefeito, ela disse que será escolhido na convenção do partido, junto com a composição da chapa completa.

NOVIDADE – A surpresa deste ano em Ibirarema é a pré-candidatura de dois novatos na política, o agricultor Mateus Cavuto, de 39 anos, e o comerciante Luiz Eduardo Felis, de 38 anos, que pretendem registrar candidaturas pelo partido Progressistas. Ambos estreantes na atividade pública, se apresentam como opção à política tradicional da cidade.

Mateus, que é casado e pai de três filhos, se apresenta como cristão conservador e ruralista atuante. Luiz Eduardo, de 38 anos, também pai de três filhos e com atividade no comércio de Ibirarema, também se diz cristão conservador.

Mateus disse ao JC que ambos pretendem levar seus nomes até o final, independente de pesquisas eleitorais “Vamos até o final independente de pesquisa. Queremos honrar as pessoas que não estão contentes nem com a antiga e nem com a atual gestão, e que realmente queiram mudança em nosso município”, salientou.

QUINTO CANDIDATO – Depois de publicar reportagem sobre os pré-candidatos a prefeito de Ibirarema na edição impressa, o JC recebeu contato de uma pessoa identificada como Maycol, que seria “assessor” do comerciante Douglas dos Santos, conhecido como Douglinhas, que também seria pretendente ao cargo pelo partido Solidariedade, reclamando da não inclusão do nome. Em contato pelo mesmo celular, recebemos informações sobre a pré-candidatura, mas em seguida o texto foi deletado, antes mesmo de ser copiado. Questionando sobre a motivação da desistência em se pronunciar sobre a pré-candidatura, não mais recebemos resposta,

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.