Idosa de 75 anos é indiciada por racismo e injúria contra estudante chamada de ‘chinesa porca’

A universitária Marie Okabayashi, de 23 anos, publicou nas redes sociais, em janeiro deste ano, que foi vítima de ofensa dentro de um vagão do metrô.

Uma idosa de 75 anos foi indiciada por racismo e injúria contra uma estudante brasileira após um episódio ocorrido dentro de um vagão do metrô no Rio em janeiro deste ano.

Descendente de japoneses, a universitária Marie Okabayashi, de 23 anos, relatou que foi chamada de “chinesa porca” pela idosa. Na época, a jovem registrou o caso na delegacia e o inquérito foi concluído nesta quarta-feira (15) pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Segundo a investigação, a idosa insultou pessoas de origem oriental alegando relação com a disseminação do novo coronavírus. A estudante de Direito da UFRJ disse que foi xingada quando estava dentro de um vagão que seguia da estação Siqueira Campos, em Copacabana, para a estação Carioca, no Centro.

Em entrevista ao G1 em fevereiro, a estudante relatou que a senhora, que já estava no vagão quando ela entrou, começou a falar sobre a população asiática. Por achar as ofensas absurdas, Marie Okabayashi disse que começou a filmar a situação e descobriu que o alvo das agressões era ela própria.

“Quando eu passei na direção dela, ela começou a berrar. Ela gritou ‘chinesa, porca’. Eu perguntei se ela estava bem e eu saí andando. Ela disse ‘sua nojenta, fica passando doença para todo mundo’. Ela ficou de pé me xingando e ficava mostrando o dedo do meio”, disse.

                                    CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.