Idosa é mantida 18h ao telefone em golpe de falso sequestro de filho no litoral de SP; OUÇA

Bandidos fingiram terem sequestrado filho da vítima que mora no exterior. Quatro pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil após familiar denunciar caso.

Quatro pessoas foram presas em flagrante por suspeita de extorsão contra uma idosa de 66 anos, vítima de um golpe aplicado em Santos, no litoral paulista. De acordo com a Polícia Civil, os criminosos mantiveram a senhora ao telefone por 18 horas, sem intervalo, fingindo que tinham sequestrado o filho mais velho dela, que mora em outro país, e pedindo dinheiro pelo seu resgate. Um áudio obtido pelo G1 nesta terça-feira (20) mostra parte da ação dos bandidos.

O delegado Luiz Ricardo de Lara, responsável pela investigação, explicou que criminosos que aplicam esse tipo de golpe tendem a escolher vítimas idosas ou com pouco conhecimento. “A grande maioria deles [criminosos] já cumpre, normalmente, medida restritiva de liberdade de dentro de presídios, fazendo contato, inclusive, por telefone celular. Conseguem, por meio de engenharia social, dados de determinadas pessoas, e passam a fazer ligações às vítimas, fingindo que um familiar delas foi sequestrado, e passam a exigir dinheiro como condição para a libertação daquela pessoa”.

O caso que envolve a idosa começou na noite de domingo (18), por volta das 18h. A ligação se estendeu até aproximadamente às 12h de segunda-feira (19), tempo em que permaneceu ao telefone com os suspeitos ininterruptamente. “Ela recebeu um telefonema onde pessoas diziam que um dos filhos dela, que reside no Catar, havia sido sequestrado. Afirmavam que, caso ela não desse o dinheiro exigido, ele seria morto. Ela, desesperada, conseguiu pegar joias, bens de valor material e sentimental, além de dinheiro, e entregou para os criminosos durante a madrugada”, afirma o delegado.

Comprovantes de depósitos foram localizados com suspeitos — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Comprovantes de depósitos foram localizados com suspeitos — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Segundo a autoridade policial, na manhã desta segunda, o filho mais novo da idosa, que reside no Brasil, soube do ocorrido, contatou o irmão mais velho e teve a certeza de que a mãe foi vítima de um golpe de falso sequestro. Mas, apesar de o rapaz, de 38 anos, alertá-la de que era um golpe, ela não acreditou.

“Ela já havia arrecadado mais dinheiro para realizar outro pagamento. Então, como o filho viu que ela não acreditaria nele, nos acionou e explicou tudo, além de apontar o local onde seria feito o pagamento”, diz o delegado. Os policiais civis fizeram campana no local, descaracterizados, e conseguiram flagrar três pessoas em um carro, que fizeram a retirada do valor deixado pela vítima. “Diante do flagrante, os policiais fizeram a abordagem e os prenderam”, acrescenta Lara.

Continuando as investigações, os policiais ainda conseguiram identificar uma mulher suspeita de envolvimento no crime. Ela mantinha em sua casa parte dos objetos que a vítima entregou no primeiro pagamento aos golpistas. De acordo com o delegado, os suspeitos, dois homens e duas mulheres, são de Cubatão (SP).

“Foram apreendidos, também, com o casal preso em Santos, comprovantes de depósitos bancários. Logo pela manhã, R$ 5 mil do dinheiro extorquido da idosa já haviam sido distribuídos entre diversas contas, o que demonstra a existência de uma organização criminosa, tendo em vista que há divisão de tarefas entre os membros”, afirma o delegado.

Segundo Lara, mais de 80% do que foi exigido da idosa foi recuperado pela polícia. O delegado preferiu não divulgar o total do prejuízo à vítima, e orienta que as pessoas tenham cuidado com a divulgação de dados pessoais nas redes sociais. “Às vezes, até sem perceber, a própria vítima passa informações sobre ela pelo telefone. Podemos afirmar que pelo menos oito pessoas participaram deste crime. Nestes casos de extorsão, é muito importante que a vítima registre boletim, mesmo que seja online, para a polícia localizar os responsáveis”.

Maior parte dos bens que haviam sido perdidos pela idosa foi recuperada pela Polícia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Maior parte dos bens que haviam sido perdidos pela idosa foi recuperada pela Polícia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Bilhete

O golpe foi descoberto a partir de uma visita da filha da idosa. A vítima mora sozinha no bairro Vila Mathias e, na manhã desta segunda, horas após já estar sendo vítima do golpe, recebeu a filha em casa e entregou a ela um bilhete, dizendo que deveria ir embora, que não poderia falar nada, pois o filho havia sido sequestrado e poderia ser morto caso ligasse para ele ou contasse para alguém.

Imediatamente, a mulher foi até a casa do outro irmão. O rapaz, ao saber que a mãe estava sendo ameaçada, entrou em contato com o irmão mais velho, supostamente sequestrado, que disse estar bem. Assim, ele teve certeza de que tratava-se de um golpe. Apesar de explicar para a mãe o que havia ocorrido, ela não acreditou.

“A quadrilha disse que sequestrou e decapitaria meu irmão. Minha mãe não conseguia acreditar que era mentira deles [bandidos], e eles já tinham pedido mais R$ 20 mil, após ela fazer o pagamento de noite. Isso a todo momento, eles a mantiveram ao telefone, exatamente para minha mãe não ter contato com ninguém. Então, liguei para a polícia, que me ajudou na mesma hora e flagrou os criminosos. A todo tempo aterrorizaram minha mãe. Ela está em estado de choque e triste. Foram cerca de 18 horas ao telefone, sem intervalo”, conta o filho, que prefere não se identificar.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.