Um idoso morreu enquanto aguardava para receber uma dose da vacina contra o covid-19, em Ponta Grossa, no Paraná, segundo a prefeitura da cidade. O caso aconteceu no sábado (06/03).
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o homem ainda não tinha recebido a dose e sofreu uma parada cardiorrespiratória na fila da Estação Arte, no Centro da cidade.
O homem, de 80 anos, foi socorrido por profissionais de saúde que estavam trabalhando na vacinação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o idoso não resistiu.
A prefeitura lamentou a morte e afirmou que o caso foi uma fatalidade. Além disso, a gestão municipal disse que não havia fila de espera, no momento.
O município informou ainda que não há como deixar ambulâncias do Samu no local à disposição das filas, já que os veículos trabalham constantemente nas ocorrências e transferências de pacientes com Covid-19.
FILAS
Ponta Grossa começou a vacinar idosos com mais de 80 anos, no sábado. Logo pela manhã, os dois pontos de vacinação registraram filas de espera. Alguns idosos enfrentaram chuva para receber as doses.
A aplicação das doses ocorre no sábado e domingo (07/03), das 9h às 17h. Para receber a vacina, é preciso apresentar de um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.
De acordo com a prefeitura, 3 mil doses estão disponíveis para este público.
A Prefeitura de Ponta Grossa informou que colocou mais profissionais para aplicar as doses e que não esperava por um número tão grande de idosos para se vacinar. O município disse que acredita que os dois locais de vacinação sejam suficientes para atender a demanda pela vacina.
Fonte: G1