Idosos, doentes crônicos e professores são vacinados contra gripe
Compartilhe
saúde jc
Radialista Cadu Elias fez vídeo tomando a vacina e incentivando a tomarem

 

A partir desta segunda-feira (22/04), idosos, doentes crônicos, profissionais de saúde e professores poderão receber imunização na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os interessados devem procurar os núcleos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Centro de Saúde Nelson Cunha Bastos. O trabalho, que é coordenado em Palmital pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, foi iniciado há duas semanas atendendo inicialmente crianças menores de seis anos, gestantes e puérperas.

O objetivo da campanha é promover a imunização contra a doença infecciosa que é mais comum nos meses de inverno e pode causar problemas graves e até morrer em decorrência das complicações em pessoas dos grupos de risco ou com as condições de saúde e imunidade comprometidas. A meta da ação de saúde é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Durante a primeira etapa, conforme pesquisa feita nesta segunda-feira ao sistema de imunização do Ministério da Saúde, há o registro oficial de 527 crianças vacinadas na campanha, que representa 40.51% da população estimada para a faixa etária, que é de 1.301 em Palmital. Também foram aplicadas doses em 66 gestantes, registrando 36,87% das 179 mulheres grávidas no município, e em 24 puérperas, totalizando cobertura de 86,21% das 29 mulheres com filhos menores de 45 dias.

Para garantir maior cobertura durante as duas primeiras semanas da campanha, as equipes do ESF realizaram visitas a escolas e creches de Palmital para vacinar as crianças. Nos próximos dias, os trabalhos deverão ser realizados em órgãos públicos, escolas, entidades e projetos para atender aos idosos, doentes crônicos, profissionais de saúde e professores. Os trabalhos também deverão incluir visitas domiciliares para atender acamados nas áreas dos núcleos do ESF e pessoas com dificuldades de locomoção, atendendo inclusive Asilo, Santa Casa e CCI.

A Secretaria de Saúde também programou esquema especial de atendimento nas unidades do ESF, com horário ampliado, das 17 às 19 horas, para poder atender às pessoas que trabalham durante o dia. O serviço será realizado no dia 29 de abril no São José (II e III) e no bairro Paraná. No dia 30, ocorre nos núcleos do Jardim Montreal e no I (São José). Em 2 de maio, o atendimento ocorrerá no Montreal e nas unidades II e II. No dia 3 de maio, será no Paraná e no ESF I. O Dia D da campanha ocorre em 4 de maio, com vacinação entre 8 e 17 horas no Centro de Saúde.

Compartilhe

Deixe uma resposta