Influencers viralizam com cinto nos pés durante voos; entenda por que é proibido

Um “método alternativo” para usar o cinto de segurança em aviões está viralizando no TikTok, mas especialistas alertam para os riscos da prática. Nos vídeos, usuários sugerem afivelar o cinto nos pés, em vez da cintura, para aumentar o conforto durante o voo. Uma publicação que mostra a técnica já acumula mais de 20 mil visualizações e centenas de curtidas na plataforma. Vale lembrar que a prática viola as normas de segurança aérea e pode colocar passageiros em perigo.

“Esse truque sobre o assento do avião é a definição de virada no jogo. Me pegue sentada assim em todos os voos”, escreveu uma usuária. Apesar do argumento de conforto, o uso incorreto do cinto compromete sua função principal: proteger o passageiro em caso de turbulência ou decolagem abortada.

Clauver Castilho, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas e comissário de bordo há 15 anos, explicou em entrevista ao G1: “Se o avião enfrentar uma turbulência, essa pessoa pode se deslocar e se machucar, além de eventualmente machucar os outros passageiros”.

A tripulação dos voos é treinada para orientar os passageiros sobre os protocolos de segurança, que incluem o uso correto do cinto. “O cinto fica sempre afivelado na cintura, e não nos pés, para que o corpo não fique solto”, reforçou Castilho.

Fonte:DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.