A inauguração, no próximo sábado, do Pronto Socorro Municipal, que funciona no prédio da Santa Casa de Misericórdia de Palmital, é mais um importante investimento da Prefeitura na saúde pública, que se soma à melhoria das instalações de praticamente todas as unidades de atendimento da cidade.
A entrega do novo PS representa mais uma etapa da reforma e modernização do hospital filantrópico que, agora associado à cooperativa de trabalho médico Unimed, consegue oferecer serviços de mais qualidade e otimizar o financiamento do serviço público mantido pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
A nova Santa Casa, sob intervenção do município e com gerenciamento voltado ao saneamento financeiro e à oferta de mais serviços médicos e hospitalares, está mantendo o estoque de materiais e insumos necessários e também incorporando vários equipamentos de última geração.
Com a manutenção das contas em dia, incluindo os salários dos funcionários e a remuneração dos médicos, somados a mais profissionais e com medicamentos e equipamentos à disposição, aumenta muito a possibilidade de melhoria, eficiência e rapidez nos procedimentos de baixa e média complexidade, de pronto atendimento e de cirurgias.
“…atendimento médico eficiente e humanizado é certamente a principal ferramenta disponível às equipes que prestam serviços…”
Entretanto, para que o hospital seja de fato uma referência no setor da saúde pública e particular não bastam apenas prédio, insumos e equipamentos, pois o atendimento médico eficiente e humanizado é certamente a principal ferramenta disponível às equipes que prestam serviços da mais elevada utilidade e necessidade.
Além de garantir conforto ao usuário e oferecer todos os recursos possíveis, muitos já disponíveis em abundância, a presteza, a competência e a atenção são essenciais para que a avaliação do serviços seja positiva em todos os aspectos, pois a dignidade e o respeito oferecidos ao paciente podem valer mais que o procedimento.
Considerando que já temos um hospital com excelente infraestrutura física e de materiais e equipamentos, fica claro que o último passo é o investimento em equipes qualificadas, comprometidas e dispostas a cumprir os serviços com competência, atenção e resolutividade, como meio de alcançar a sonhada qualidade total.
Assim sendo, não basta apenas reivindicar equipamentos, veículos e materiais, pois a principal demanda é pela oferta de respeito e dignidade aos pacientes que buscam, além de atendimento à saúde, também o tratamento adequado que todos merecem.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 90,00 por seis meses
