A administração de Luis Gustavo Mendes Moraes na Prefeitura de Palmital está promovendo importantes avanços em prol da qualidade de vida da população mais carente. Uma ação importante está no setor da habitação, com a execução simultânea de dois projetos de construção de casas populares em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, um deles iniciado há poucos dias na região do bairro São José.
Luis Gustavo esteve durante a semana no terreno destinado ao empreendimento para acompanhar o início das obras no conjunto que receberá a denominação de “Padre Antônio Bastos”. Também estiveram presentes a vice-prefeita Ana Elisa Martins Elias da Silva, o diretor de Obras Sebastião Clodoaldo de Souza e o assessor José Antônio Pimenta dos Santos.

O projeto prevê a construção de 30 casas. O novo empreendimento está localizado em terreno doado pela Prefeitura à CDHU ao lado da creche Anna Beatriz Ortega Monteiro e do conjunto Albino Rainho. Cada casa terá dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área construída de 48,9 m². As unidades terão piso cerâmico em todos os cômodos e sistema de geração fotovoltaica (energia solar).
De acordo com a Prefeitura, a primeira etapa do empreendimento na região do São José consiste na limpeza, terraplanagem e instalação da infraestrutura de urbanização do novo bairro, incluindo a pavimentação das ruas, o sistema de drenagem pluvial, a iluminação pública e as redes de água e esgoto. Posteriormente, serão iniciadas as obras de construção das casas populares.
As moradias atenderão famílias de baixa renda, que serão selecionadas por meio de um sorteio público realizado pela CDHU. As inscrições para participar do projeto ainda não foram abertas. Prefeitura informará previamente o período para que os interessados possam fazer o cadastramento e concorrer às unidades habitacionais. “Dessa forma, todas as famílias terão a oportunidade de se inscrever e concorrer de maneira justa e transparente”, destacou Luis Gustavo.

OBRAS SIMULTÂNEAS – Além do núcleo “Padre Antônio Bastos”, a CDHU e a Prefeitura estão executando o conjunto “Antônio Tirolli”, com 137 casas, que já ultrapassou os 20% das obras concluídas ao lado do recinto do rodeio. Os projetos representam um dos maiores investimentos habitacionais realizados em Palmital, com a execução simultânea de 167 unidades na atual administração iniciada em 2021.
Segundo a Prefeitura, os empreendimentos representam um marco significativo para Palmital, pois há atualmente o maior volume de construção de moradias populares desde 1993. Há três décadas, houve o início do conjunto Miguel Huertas, que teve 202 unidades habitacionais inauguradas anos mais tarde. Posteriormente, em outros mandatos, foram entregues mais 424 moradias populares.