O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestades para todas as regiões do Brasil nesta semana. Dez estados, incluindo Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estão na lista de áreas com risco de chuvas intensas e ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h em alguns locais. As regiões Centro-Oeste, Sul e parte do Norte também devem ser afetadas, com precipitações variando entre 20 e 100 mm por dia.
O fenômeno é causado pelo avanço de uma frente fria que estava no Sul do país em direção aos estados do Centro-Oeste e Sudeste, onde há expectativas de maior volumes de chuvas para o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais. Em Palmital, conforme o serviço Climatempo, a previsão é de chuvas de baixa intensidade durante o próximo final de semana.
A semana começou com tempo ensolarado e temperaturas amenas, com máxima de 30,3° na segunda-feira (14/10), conforme apurado Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). A mínima na madrugada de terça-feira (15/10) foi de 16,6°C e a meteorologia prevê que quarta-feira (16/10) deve ter névoa ao amanhecer e sol com poucas nuvens, com termômetros entre 19°C e 33°C.
A partir de quinta-feira (17/10) haverá aumento da nebulosidade, com muitas nuvens, e marcas entre 21°C e 35°C. A sexta-feira (18/10) deverá ter céu encoberto e chuva fraca estimada em apenas 0,6 milímetro, com termômetros entre 22°C e 33°C. O sábado (19/10) terá mais precipitações, com acumulado previsto para 18,2 milímetros, e pouca amplitude térmica com marcas entre 21°C e 25°C.
A meteorologia prevê que o domingo (20/10) também será chuvoso, com 8,4 milímetros e as mesmas temperaturas do dia anterior. Já na próxima semana, o serviço Climatempo projeta que nebulosidade diminua e haja aumento dos períodos com clima ensolarados. Os termômetros também devem entrar em elevação e atingir até 35°C.
FIM DA SECA – Uma intensa quantidade de chuva está prevista para atingir ao longo da semana as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, áreas que enfrentaram uma forte seca nos últimos meses, de acordo com a previsão do Climatempo divulgada na segunda-feira. As duas regiões estão sob influência de diversos sistemas meteorológicos, o que favorece o aumento das chuvas nessas áreas. Os volumes mais elevados poderão superar os 80 mm nos próximos dias, especialmente em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Algumas cidades dessas regiões chegaram a ficar mais de 100 dias sem chuva.