Inmet registra dia mais quente na história do Brasil em Araçuaí (MG): 44,8ºC

Neste domingo (19), a cidade de Araçuaí (MG) teve o dia mais quente no histórico de medições do Brasil, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O município, que fica no Vale do Jequitinhonha e tem 34.297 habitantes, registrou a temperatura de 44,8ºC.

A alta temperatura foi consequência de um aquecimento pré-frontal que intensificou o calor no Nordeste de Minas Gerais. Essa foi a oitava onda de calor registrada no país esse ano, tendo início no dia 8 de novembro e acabando no fim de semana.

Uma outra cidade de Minas Gerais registrou a segunda maior temperatura nesta semana: São Romão, que atingiu 43,4ºC em 15 de novembro. O município foi seguido por duas outras cidades no Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho, com 43,4ºC em 16 de novembro, e Corumbá, com a mesma temperatura no dia 14.

O recorde anterior havia sido registrado em novembro de 2005, quando a cidade de Bom Jesus (PI), que fica a 632km de Teresina, teve a máxima de 44,7ºC.

Apesar do recorde em Araçuaí, o Inmet já registrou uma outra cidade com temperatura igual três anos atrás. Nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, Nova Maringá (MT) teve 44,8ºC. O instituto não se manifestou sobre o número e se esse registro tem validade.

O país teve oito ondas de calor em sete meses diferente neste ano. A maioria delas durou até uma semana, com exceção da última, que durou 12 dias e teve vários municípios do Sudeste e do Centro-Oeste com mais de 40ºC.

A onde de calor que ocorreu em setembro teve a mesma duração, indo dos dias 18 a 29 daquele mês. A temperatura mais alta registrada na ocasião foi em São Romão (MG), com 43,5ºC. Relembre:

As oito ondas de calor registradas no Brasil em 2023. Foto: Reprodução/Inmet

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.