Donos de veículos usados que quitarem o imposto em janeiro terão desconto ampliado de 3% para 9%; parcelamento será feito em até 5 vezes
O Ano Novo passou e realidade chegou. A partir da semana que vem os proprietários de veículos em São Paulo precisam se preparar para colocar a mão no bolso e pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. O governo do estado de São Paulo divulgou o calendário de pagamento pouco antes do Natal e ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados.
As datas de vencimento são de acordo com o final da placa do veículo. A seguir, veja o calendário de pagamento do IPVA 2022 para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:
Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo — Foto: Reprodução
Calendário de pagemtno do IPVA 2022 em SP — Foto: Reprodução
Os contribuintes podem pagar o imposto de três jeitos: em cota única em janeiro, com desconto de 9%; em cota única em fevereiro, com desconto de 5%; ou parcelando em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa. Até então, o parcelamento era de até três vezes, mas foi ampliado porque os carros usados se supervalorizaram em 2021, encarecendo o tributo, conforme o governo.
Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.
Como saber o valor do IPVA 2022?
Os donos de veículos também podem checar quanto vão pagar de imposto em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. Basta saber o número do Renavam do veículo. Além disso, dá para verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e placa do veículo.
Siga o Valor Investe:
Como pagar o IPVA?
Para pagar o tributo, basta ir até uma agência bancária, um terminal de autoatendimento ou acessar o internet banking. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas ou em sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda. Nessas empresas, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, mas elas cobram juros para parcelar com cartão.
Quem não pagar o imposto até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na Selic, a taxa básica de juros da economia. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo.
Se o contribuinte ainda não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o proprietário do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. O veículo pode, ainda, ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
FONTE: Valor Investe