Irmão são presos em Marília por matar credor de dívida a marteladas e incendiar corpo em Porsche

Os irmãos Marcos Alves da Costa e Marcelo Alves da Costa foram presos pela Polícia Civil na manhã de sábado (17/01) em Marília suspeitos de envolvimento no homicídio de Rafael Francisco Alves Ferreira.

O crime ocorreu na sexta-feira (16/01) e, segundo a investigação da polícia, teria sido motivado pela cobrança de uma dívida relacionada à prática de agiotagem. A vítima teria sido morta em Marília, colocada dentro do próprio automóvel, que foi incendiado com o corpo em Pompeia.

A prisão ocorreu na empresa da família, uma fábrica de trailers localizada no Jardim Aquarius, zona oeste da cidade.

Irmãos Marcos e Marcelo sendo levados para a carceragem da CPJ de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Após a prisão, os irmãos foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, onde permanecem na carceragem da Polícia Civil. Eles passaram por exame de corpo de delito, que não constatou ferimentos.

Os suspeitos devem passar a noite detidos em Marília e serão apresentados em audiência de custódia no domingo (18/01). A hipótese é de que, após a decisão judicial, sejam encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho.

De acordo com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), há fortes indícios de que a vítima atuava com empréstimos de dinheiro a juros excessivos e mantinha vínculo financeiro com os investigados.

Ainda conforme a polícia, apesar de pagamentos realizados de forma reiterada ao longo do tempo — inclusive com a transferência de imóveis e veículos —, o valor da dívida apresentava crescimento contínuo, tornando-se inviável de ser quitado.

Segundo a Polícia Civil, Rafael teria ido novamente ao estabelecimento comercial dos devedores, uma oficina localizada no Jardim Aquarius, zona oeste de Marília. No local, ele teria passado a agredir fisicamente um dos envolvidos.

Porsche da vítima ficou completamente destruído pelo incêndio provocado pelos irmãos (Foto: NC Pompeia)

Durante o episódio, ainda conforme a investigação, a vítima teria demonstrado a intenção de levá-lo à força para outro local, possivelmente para constrangimento ou intimidação, hipótese que segue em apuração.

Segundo a polícia, essa suspeita é reforçada por elementos colhidos durante a investigação, entre eles o fato de o Porsche Macan da vítima estar estacionado em frente à oficina com o porta-malas aberto, além da tentativa de arrastar o homem agredido para fora do imóvel.

Diante da situação, o irmão da pessoa que estava sendo agredida interveio. Segundo a Polícia Civil, ele se apoderou de um martelo e atingiu Rafael, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após o homicídio, os envolvidos colocaram o corpo da vítima no interior do próprio veículo, acomodando-o no banco traseiro e envolvendo-o em papelões. Em seguida, seguiram até Pompeia por uma estrada de terra com acesso pela cidade de Oriente.

No local, utilizaram um galão de gasolina para incendiar o automóvel, numa tentativa de ocultar o cadáver e eliminar vestígios do crime.

Rafael Francisco Alves Ferreira foi morto com golpes de marreta e teve o corpo incendiado (Foto: Redes sociais)

A investigação também apontou que, antes de seguirem para Pompeia, os autores subtraíram objetos que estavam em posse da vítima, aparentemente joias. Os bens foram localizados e apreendidos na residência dos investigados, sendo recuperados e incorporados aos autos do inquérito.

A identificação oficial da vítima foi confirmada após exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), que atestaram tratar-se de Rafael Francisco Alves Ferreira.

Segundo a Polícia Civil, as investigações prosseguem para o completo esclarecimento do caso, com análise técnica das provas, oitiva de testemunhas e adoção das providências legais cabíveis para a responsabilização dos envolvidos. Os suspeitos devem ser encaminhados para uma unidade prisional da região.

Fonte: Marília Notícia

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.