Problema na linha da ISA Energia Brasil, antiga Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), causou um apagão em várias cidades no início desta semana. Palmital ficou no escuro por 9 horas entre a noite de domingo (01/12) e o início da manhã de segunda-feira (02/12), causando transtornos à população em uma noite com muito calor, impedindo uso de ventiladores e ar-condicionado, além do comprometimento dos sistemas de telefonia e internet.
Após o incidente, a Energisa, distribuidora que atende Palmital e a região, emitiu nota informando que a queda na energia foi causada pelo rompimento de linha de alta tensão da ISA Energia por volta das 22 horas e que o restabelecimento do sistema ocorreu por volta das 7 horas do dia seguinte.
A ISA Energia Brasil também enviou na segunda-feira (02/12) nota ao JC informando que as causas do rompimento do cabo ainda estão sendo apuradas. Ela destacou também que, nas demais cidades afetadas na região, o fornecimento de energia foi restabelecido em pouco tempo. A empresa disse que Palmital teria ficado mais tempo no escuro pelo fato da “subestação da distribuidora não possuir conexão com outro circuito disponível”.
Confira a nota enviada pela ISA Energia:
“NOTA
A ISA ENERGIA BRASIL informa que às 21h49 de ontem (01), houve o desligamento de uma linha de transmissão de 88kV na região de Assis – SP, provocado pelo rompimento de um cabo, cujas causas estão sendo investigadas. O desligamento impactou o fornecimento de energia para a distribuidora que atende as cidades de Assis, Echaporã, Maracaí, Alexandria e Palmital. Para todas as cidades, o fornecimento de energia foi normalizado de imediato, com exceção de Palmital, em razão da subestação da distribuidora não possuir conexão com outro circuito disponível. Assim, houve a necessidade de intervenção na rede, sendo restabelecido o fornecimento de energia às 06h38 de hoje (02).”