O Jornal da Comarca, que foi um marco da comunicação e mudou os parâmetros do jornalismo em Palmital e região, completa nesta segunda-feira (02/09) seus 30 anos de circulação ininterrupta. Ele foi o primeiro jornal em sistema offset no município e publicou sua edição impressa de estreia em 2 de setembro de 1994. A empresa foi criada pelo jornalista Cláudio Pissolito, primeiro palmitalense nato a fundar e dirigir um periódico.
O JC inaugurou uma nova forma de comunicação, tida como mais abrangente, pluralista e com variedade de editoriais e colaboradores com linhas de pensamento diversas expressadas em suas páginas, possibilitando o registro dos principais acontecimentos de Palmital. O trabalho realizado nas últimas três décadas, além da evolução editorial e gráfica, fez com que o veículo de comunicação ganhasse notoriedade e um fiel público leitor.
Atualmente, o único impresso em circulação em Palmital é o Jornal da Comarca, que também atende os municípios de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, pertencentes à mesma Comarca Judicial, além de circular em Salto Grande. Foi também o primeiro jornal de circulação bissemanal de Palmital, às quartas-feiras e aos sábados, e o primeiro a proceder seu registro no Cartório de Registro de Imóveis e Documentos, cumprindo determinação da Lei de Imprensa de 1967.
Com linguagem inovadora, linha editorial ampla e pluralista, incluindo colunas policial e de opinião, o JC foi o primeiro jornal em offset a dominar toda a cadeia de produção, com elaboração de textos e diagramação eletrônica, pré-impressão e impressão em equipamentos próprios. O JC ganhou a simpatia da população de Palmital e conquistou grande número de leitores, com mais de mil assinantes na cidade e venda avulsa em pontos comerciais.
A empresa foi iniciadora de vários profissionais, como o primeiro funcionário da redação Bruno Pomari, formado em Letras pela Unesp de Assis, que ainda é redator do periódico. Os jornalistas Luiz Beltramin, Fernando Rocha Faro e Fernando Ronqui iniciaram carreira no jornal, enquanto Carlos Massaro dividiu atividades de redator do JC com a de locutor de rádio.
São muitos os colunistas colaboradores do JC, como o jornalista Alcindo Garcia, mantido há mais de 25 anos, o já falecido professor-escritor Alpheu Tersariol, que de uma coletânea de artigos sobre língua portuguesa publicada no jornal produziu um livro. Entre os colaboradores, estão o português Eleutério de Sousa, o padre Edivaldo Pereira dos Santos, o escritor católico Wagner Pedro Menezes, o radialista Mário Antônio Verza, a psicóloga Guiomar Orlandi e o coronel do Exército Argentino, Carlos Pissolito.
DIGITAL – Acompanhando a tendência mundial da comunicação digital, o Jornal da Comarca criou em 2018 o primeiro Portal de Notícias de Palmital hospedado em servidores de internet, o JC On-line (www.jornaldacomarca.com.br). O site noticioso e de prestação de serviços idealizado pelo jornalista Cláudio Pissolito e desenvolvido em uma plataforma de serviços digitais, foi imediatamente incorporado aos meios de comunicação da cidade, tornando-se importante instrumento de informação imediata.
Alcançando números expressivos de acesso desde o início de suas atividades, o Portal de Notícias JC Online serviu também como meio de integração da cidade com o restante do mundo e de ferramenta bastante útil àqueles que buscam a informação de forma rápida, a chamada comunicação online (conectado, ao vivo). Desde o 2020, ano do centenário de Palmital e de início da pandemia de Covid, o portal JC On-line registrou índices elevados de alcance de internautas, com elevadas média mil acessos.