Jornal da Comarca completa 31 anos de circulação ininterrupta em Palmital e região

O Jornal da Comarca, que foi um marco da comunicação e mudou os parâmetros do jornalismo em Palmital e região, completa nesta terça-feira (02/09), 31 anos de circulação ininterrupta. Foi o primeiro jornal em sistema offset no município e publicou a primeira edição impressa em 2 de setembro de 1994. A empresa foi criada pelo jornalista Cláudio Pissolito, primeiro palmitalense nato a fundar e dirigir um periódico.

Capa da primeira edição do JC, que circulou em 2 de setembro de 1994

O JC inaugurou uma nova forma de comunicação, mais abrangente, pluralista e com variedade de editoriais e colaboradores com linhas de pensamento e opiniões diversas expressadas em suas páginas, possibilitando o registro dos principais acontecimentos de Palmital. O trabalho realizado nas últimas três décadas, com evolução editorial e gráfica, fez com que o veículo de comunicação ganhasse notoriedade e um fiel público leitor.  

Jornalista Cláudio Pissolito foi o primeiro palmitalense nato a fundar e manter um jornal em Palmital
Com sede e equipamentos próprios, o JC – Jornal da Comarca passou a dominar toda a cadeia para produção de jornais

Atualmente, o único impresso em circulação em Palmital é o Jornal da Comarca, que também atende os municípios de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina, pertencentes à mesma Comarca Judicial, além de circular em Salto Grande. Foi também o primeiro jornal de circulação bissemanal de Palmital, às quartas-feiras e aos sábados, e o primeiro a proceder seu registro no Cartório de Registro de Imóveis e Documentos, cumprindo determinação da Lei de Imprensa de 1967.

Com linguagem inovadora, linha editorial ampla e pluralista, incluindo colunas policial e de opinião, o JC foi o primeiro jornal em offset a dominar toda a cadeia de produção, com elaboração de textos e diagramação eletrônica, pré-impressão e impressão em equipamentos próprios. O JC ganhou a simpatia da população de Palmital e conquistou grande número de leitores, com mais de mil assinantes na cidade e venda avulsa em pontos comerciais.

A empresa foi iniciadora de vários profissionais, como o primeiro funcionário da redação Bruno Pomari, formado em Letras pela Unesp de Assis, que ainda é redator do periódico. Os jornalistas Luiz Beltramin, Fernando Rocha Faro e Fernando Ronqui iniciaram carreira no jornal, enquanto Carlos Massaro dividiu atividades de redator do JC com a de locutor de rádio.

Redação do Jornal da Comarca iniciou vários profissionais na área: Carlos Massaro, Cláudio Pissolito, Patrícia Avanzi, Viviane Magrinelli, Juliana Antunes, Poliana Botega, Mariéle Orenides, Luciana Stopa, Adalgiza Scalada, Bruno Pomari, Claudinho Pissolito, Luiz Beltramin, Helton Amatti Corrêa, Fernando Ronqui, Rodrigo Gomes Ataíde e Fabinho Pissolito.

São muitos os colunistas colaboradores do JC, como o jornalista Alcindo Garcia, mantido há mais de 25 anos, o já falecido professor-escritor Alpheu Tersariol, que de uma coletânea de artigos sobre língua portuguesa publicada no jornal produziu um livro. Entre os colaboradores, estão o português Eleutério de Sousa, o padre Edivaldo Pereira dos Santos, o escritor católico Wagner Pedro Menezes, o radialista Mário Antônio Verza, a psicóloga Guiomar Orlandi, o cartorário aposentado Bento Gil e o coronel do Exército Argentino, Carlos Pissolito.

DIGITAL – Acompanhando a tendência mundial da comunicação digital, o Jornal da Comarca criou em 2018 o primeiro Portal de Notícias de Palmital hospedado em servidores de internet, o JC Online (www.jornaldacomarca.com.br). O site noticioso e de prestação de serviços idealizado pelo jornalista Cláudio Pissolito e desenvolvido em uma plataforma de serviços digitais, foi imediatamente incorporado aos meios de comunicação da cidade, tornando-se importante instrumento de informação imediata.

Reprodução do cabeçalho do portal de notícias JC On-line, o primeiro site de notícias da história de Palmital

Alcançando números expressivos de acesso desde o início de suas atividades, o Portal de Notícias JC Online serviu também como meio de integração da cidade com o restante do mundo e de ferramenta bastante útil àqueles que buscam a informação de forma rápida, a chamada comunicação online (conectado, ao vivo). Desde o 2020, ano do centenário de Palmital e de início da pandemia de Covid, o portal JC On-line registrou índices elevados de alcance de internautas, com média diária de 5 mil acessos e picos de mais de 30 mil.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.