Lucas da Silva, de 19 anos, foi internado em estado grave após comer um bolinho de mandioca no bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na sexta-feira (11/07). A Polícia Civil investiga o caso como tentativa de homicídio por suspeita de envenenamento.
Segundo o boletim de ocorrência, a tia de Lucas fez os bolinhos e enviou uma porção com cinco unidades, por volta das 20h.
O jovem e os pais dele comeram o presente enviado e, em seguida, jantaram. Cerca de meia hora depois, ele passou mal e precisou ser socorrido com a ajuda de um vizinho à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) União.
Na unidade, o médico afirmou que Lucas apresentava um quadro de intoxicação compatível com envenenamento por chumbinho. Contudo, somente o exame toxicológico poderá confirmar a substância ingerida pela vítima.
Em depoimento, os pais do rapaz contaram que não têm um bom relacionamento com a mulher e que foi a primeira vez que ela enviou alimento para a casa deles. Também informaram que o filho foi o único a passar mal.
A comida foi entregue no portão da casa por uma criança. “A menininha dela não entregou diretamente. Quem pegou fui eu, do jeito que ela me entregou, eu peguei e levei até ele”, contou Rosemeira da Silva Santos, mãe de Lucas.
Já a tia disse que mantém um bom relacionamento com a família do irmão, mas que estavam um pouco afastados. Ela ainda negou ter adicionado veneno nos bolinhos de mandioca, além de afirmar que consumiu o alimento com a própria família e animais de estimação.
Com sintomas que levantaram suspeita de intoxicação, Lucas foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento. A equipe médica acionou a Guarda Municipal ao suspeitar de envenenamento. A Polícia Civil, então, iniciou uma investigação.
O rapaz foi transferido para o Hospital de Urgência, onde está internado em leito de terapia intensiva. Segundo a Prefeitura de São Bernardo, o estado de saúde dele é estável, com suporte ventilatório e vigilância neurológica.
“O paciente evoluiu com necessidade de realização de hemodiálise e são aguardados resultados de exames que identifiquem o que ocasionou esse quadro”, informou a administração em nota.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado como tentativa de homicídio. No boletim de ocorrência, a delegada responsável relata que levou em conta o quadro clínico e o diagnóstico médico de possível intoxicação por veneno.
A Polícia já ouviu a tia de Lucas, que negou ter colocado qualquer substância na comida. Ela afirmou apenas estar afastada da família, mas que não há desavenças graves. A mulher vai prestar depoimento novamente na tarde de terça-feira (15/07).
Os investigadores estiveram nas duas casas — a do jovem e a da tia — para coletar amostras da massa dos bolinhos e dos ingredientes usados. O material foi encaminhado para perícia.
O caso está sendo investigado pela 8ª Delegacia de São Bernardo do Campo, que ainda colhe depoimentos e trabalha com várias linhas de apuração. O laudo da perícia ainda não foi concluído.
Fonte: g1