A Câmara Municipal empossa nesta segunda-feira (16/10) dois novos vereadores de Palmital. A comerciante Juliana Aparecida da Silva, a Juliana do Ronaldo (PTB), e o motorista Luis Antônio de Castro, o Baiano Caminhoneiro (União Brasil), irão assumir vagas deixadas por Marcelo Marin e Emilene Damini, que tiveram os mandatos cassados depois da anulação dos votos do PSDB por fraude na cota de gênero nas últimas eleições municipais.
A sessão ocorre a partir das 19h30, sendo comandada pelo presidente Cristian Nogueira, que abrirá a sessão e dará posse aos novos vereadores. Na sequência, haverá o processo para a eleição do novo vice-presidente para a Câmara Municipal de Palmital, que anteriormente era ocupado por Emilene Damini. Após pausa para a deliberação e apresentação dos candidatos, haverá a votação que definirá o novo integrante da Mesa Diretora.
Em seguida, a sessão ordinária segue normalmente com a Ordem do Dia já com a participação dos vereadores empossados, que foram indicados durante cerimônia de reprocessamento dos dados de votação realizado pela Justiça Eleitoral da Comarca em 2 de outubro. Juliana do Ronaldo recebeu 223 votos. Baiano Caminhoneiro teve a preferência de 216 eleitores. Depois da oficialização do resultado, o Cartório Eleitoral oficializou a decisão à Câmara Municipal e emitiu diplomas aos eleitos.
CASO – A mudança na composição da Câmara ocorreu depois de sentença do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 14 de setembro, que puniu o PSDB de Palmital por irregularidade ao não cumprir a cota de gênero nas eleições proporcionais de 2020. Pelo fato do partido ter apresentado uma “candidata laranja”, que não fez campanha nem movimentou recursos partidários, houve a anulação de todos os votos do partido para o Legislativo e a cassação dos diplomas de Marcelo Marin e Emilene Damini.
Com o resultado, houve mudança na composição partidária na Câmara de Palmital. O PSD continua com 3 vereadores (Miguel Bueno, Homerinho e Barela). O PV mantém João Gil e Lukas Amatti. O PTB, que tinha somente o presidente Cristian Nogueira, aumenta a bancada com Juliana. O União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, também ganha Baiano. O Avante (Fabiano dos Santos) e PSC (Tati Rogatti) continuam com um representante cada.