A Justiça Eleitoral realizou na tarde de sexta-feira passada (23/08) uma reunião para a apresentação das regras e a definição do roteiro de exibição do Horário Eleitoral Gratuito em rádios de Palmital e Platina, que começa na sexta-feira (30/08) para a divulgação das campanhas de candidatos a prefeito, vice e vereador. O encontro foi realizado no Salão do Júri do Fórum da Comarca com a presença de candidatos e representantes de partidos, federações e coligações que disputam as eleições municipais, além de responsáveis pelas emissoras que prestarão o serviço radiofônico.
A apresentação das regras e a definição do plano de mídia para a próxima eleição municipal foi apresentada por Carlos Alberto Guedes, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca, que estava acompanhado do juiz eleitoral Victor Gavazzi Cesar e do promotor eleitoral Raffaele de Filippo Filho. Também estiveram presentes, além de representantes das coligações de Palmital e das rádios Regional e Kriativa, os candidatos a prefeito de Platina Abel do Jacinto e Donizete Ferreira de Lima, e o representante da emissora comunitária da cidade que transmitirá o material das campanhas.
MODELO – Durante o evento, foi informado que a campanha radiofônica para prefeito será realizada diariamente, a partir da próxima sexta-feira, até 3 de outubro. O Horário Eleitoral Gratuito terá dois blocos diários de dez minutos cada, de segunda a sábado, sempre às 7 h e às 12 horas – na TV, são às 13h e às 20h30, mas partidos e coligações da Comarca não contam com esse serviço. Os concorrentes aos cargos do executivo, conforme o plano de mídia, também têm direito a inserções de 30 segundos durante a programação das emissoras.
Partidos e coligações também terão direito a inserções de 30 a 60 segundos durante a programação das rádios e TVs. O sistema de divulgação radiofônico será de segunda a domingo, totalizando 70 minutos diários divididos conforme a representatividade no Congresso Nacional dos partidos e das federações, com reserva de 60% do tempo para prefeitos e 40% para vereadores. Os spots são inseridos em três blocos de audiência: 5 às 11 horas, 11 às 18 horas e 18 às 24 horas.
PALMITAL – Conforme sorteio da ordem de veiculação feito pelo sistema da Justiça Eleitoral, o Horário Eleitoral Gratuito começa às 7 horas de sexta-feira (30/08) com o programa da coligação “Pra Palmital seguir avançando”, do prefeito Luis Gustavo, que terá 6min27s em cada bloco. O candidato Galo, da coligação “Endireita Palmital”, terá 3min33s. A partir do sábado, a ordem segue alternando até a quinta-feira antes da eleição, dia 3 de outubro. Também foi definido o cronograma de veiculação das inserções para os postulantes aos cargos do Executivo e do Legislativo nas rádios Regional e Kriativa.
PLATINA – Segundo a definição estabelecida na reunião, o primeiro dia do Horário Gratuito começa com o candidato Luizinho Ambrozim, do Podemos, com 50 segundos. O programa do vice-prefeito Abel do Jacinto, da coligação “Platina em Desenvolvimento”, é exibido na sequência e terá 5min27s. Em seguida, será vez do ex-prefeito Donizete, da coligação “União que Traz o Progresso”, com 3min43s. Conforme a regra estabelecida, a ordem será alternada até 3 de outubro. Houve também a definição do cronograma dos spots a serem veiculados na programação da Platina FM.
REGRAS – A reunião serviu ainda para a definição de questões importantes para o bom andamento dos trabalhos, incluindo a indicação de representantes de partidos e coligações junto à Justiça Eleitoral, a definição do modelo de arquivos a serem destinados à divulgação e outras questões inerentes à propaganda gratuita. Ficou estabelecido o horário para o envio do material na véspera da veiculação e os meios de contato com os representantes das rádios para a solução de eventuais problemas de prazos e técnicos.
O juiz eleitoral lembrou que a Justiça Eleitoral trabalha com rapidez para atender a todas as solicitações de informações, visando orientar e organizar o pleito. Victor Gavazzi Cesar destacou que Palmital tem um bom histórico de trabalho e agradeceu aos presentes que testemunharam que as medidas que visam a transparência e a equidade no processo. O promotor Raffaele de Filippo Filho lembrou a necessidade do respeito mútuo entre os candidatos e se colocou à disposição para atender todas das demandas pertinentes ao pleito.