A equipe da Justiça Eleitoral realizou na quinta-feira da semana passada (21/09), no salão do Departamento de Educação, o treinamento dos mesários e da equipe que trabalhará na eleição para o Conselho Tutelar, que ocorre no próximo final de semana. O processo é organizado por comissão nomeada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmital, que é o responsável pela escolha, por meio do voto popular, dos novos membros do órgão.
Durante o treinamento, com a presença de integrantes do CMDCA e da comissão encarregada da renovação da composição do Conselho Tutelar, foram explicados os procedimentos para a recepção dos votos nas urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral, que fará a preparação dos dispositivos com os dados dos candidatos e prestará assistência durante a votação. Em Palmital, serão cinco equipamentos a serem utilizados na escola Horácio da Silva Leite no dia 1º de outubro.
A eleição conta com a participação de 18 candidatos que foram aprovados em prova escrita e exame psicológico: Ana Maria Bonani (19), Angela Engler (23), Bernadete Ortiz Amatti (10), Bianca Campos (22), Carmem Montoro (12), Caroline Silva (24), Cibele Scalada (17), Erica Scalada (16), Fernanda Verza (26), Franciele Andrade (20), Giovanna Sartori (27), Isis Joaquim (11), Luigi Verza (25), Marcelo Frois (18), Milena Aragão (15), Patrícia Guimarães (28), Sara Jane Nicolau (21) e Vivian Côco (14).
Os candidatos estão fazendo campanhas individuais e têm liberdade para produzir material de divulgação com recursos próprios, além usar redes sociais para apresentar propostas e buscar apoio dos eleitores. Eles estão proibidos de oferecer vantagens aos eleitores, como prática conhecida como “compra de votos”, ou utilizar meios que sujem ou causem poluição visual na cidade. Também é vedado oferecer transporte aos votantes e fazer boca-de-urna no dia da eleição.
.
TREINAMENTO NA COMARCA
Nesta semana, a equipe da Justiça Eleitoral também visitou cidades da Comarca para fazer o treinamento dos mesários que atuarão na eleição do dia 1º de outubro. Casa um dos municípios terá duas urnas eletrônicas que funcionarão e estabelecimentos de ensino. Em Ibirarema, a votação será realizada na escola Augusta Novaes Coronado.
Em Campos Novos Paulista, as urnas estarão na escola Theodorico de Oliveira. A votação em Platina ocorre na Clarisse Pelizone de Lima. A Justiça Eleitoral da Comarca também fornecerá, para uso das comissões durante a eleição, a relação com nomes e número dos títulos dos eleitores inscritos em cada município.