Justiça Eleitoral usará novos modelos de urnas eletrônicas em Palmital

A votação marcada para o dia 2 de outubro de 2022 representará um marco importante na história eleitoral de Palmital. Além do sistema de identificação por biometria, que será adotado pela primeira vez no município, os eleitores vão utilizar um novo modelo de urna eletrônica disponibilizado pela Justiça Eleitoral, que foi concebido com um formato diferente do tradicional e incorporou diversas novidades tecnológicas.

Na semana passada, a equipe do Cartório Eleitoral da Comarca realizou testes nos equipamentos a serem utilizados na recepção dos votos nas escolas J. J. Bittencourt, Horácio da Silva Leite, Oswaldo Moreira da Silva, Elisabete Soares Garcia e Paulo Moreira. No total, foram preparadas 38 urnas (34 para seções e 4 reservas) que passaram por procedimento de identificação, testes de sistema de votação e verificação de bateria e bobinas de papel.

O processo foi realizado no Salão do Júri do Fórum de Palmital e ocorreu entre quarta (14/09) e quinta-feira (15/09). Durante os trabalhos, os técnicos da Justiça Eleitoral verificaram o funcionamento das urnas e puderam fazer testes de votação. Também passaram pelo procedimento os equipamentos de modelos mais antigos que serão utilizados nas seções de Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina.

As novas urnas têm um formato triangular e uma tela LCD colorida maior que a os modelos tradicionais, contando com um processador muito mais rápido. Além de diversas outras inovações que facilitam a acessibilidade, o modelo tem um terminal de mesário com tela colorida sensível ao toque e aprimoramentos no leitor de biometria. Nesta eleição, a votação segue a sequência de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Segundo Carlos Alberto Guedes, chefe do Cartório Eleitoral de Palmital, os mesários passaram por treinamento via aplicativo de celular e também estiveram no Fórum na semana retrasada para conhecer o novo equipamento. Ele informou que todas as urnas testadas foram aprovadas e devem receber, a partir desta semana, os dados de eleitores e candidatos. O carregamento das mídias de votação no sistema da Justiça Eleitoral ocorre na tarde de quarta-feira (21/09).

Os dados gerados pela Justiça Eleitoral serão utilizados para carregar as urnas, que também receberão os dispositivos para o armazenamento dos votos e serão lacradas para evitar violações. Guedes informou ainda que, para garantir total transparência no processo de preparação dos sistemas, está prevista a auditoria dos equipamentos a partir das 13 horas de 26 de setembro, no Salão do Júri, com a presença do juiz Jonas Ferreira Ângelo de Deus. A sessão é aberta a todos os interessados.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.