Justiça Militar anula punição de PM que se negou a liberar filha de vereadora durante blitz em Marília

PM que guinchou carro de vereadora volta às ruas de Marília após ameaça de transferência, segundo-sargento Alan Fabrício Ferreira — Foto: Arquivo pessoal

Caso aconteceu em agosto de 2020, quando a filha da vereadora Professora Daniela (PL) acionou a comandante do batalhão na época para que sua filha fosse liberada. Ela entrou em contato com o policial, que desobedeceu a ordem.

O Tribunal de Justiça Militar anulou a punição administrativa de cinco dias de prisão dada ao sargento Alan Fabrício Ferreira da Polícia Militar de Marília (SP) por guinchar o carro onde estava a filha de uma vereadora da cidade, que estava com o licenciamento vencido e os pneus gastos, durante uma blitz, em agosto de 2020.

O militar teria sido pressionado pela comandante do batalhão na época, Marcia Cristal Gomes, que entrou em contato com ele, após ser acionada pela vereadora Professora Daniel (PL), e determinou a liberação do carro, o que não foi feito. Naquele ano, o sargento chegou a ser transferido pelo descumprimento da ordem.

A repercussão do caso gerou dois procedimentos de exoneração contra o sargento. Um já tinha sido arquivado e este segundo, do ano passado, que foi agora anulado.

A defesa do PM disse que ele continua atuando na corporação, mas internamente, sem poder usar armas, coletes e algemas, situação que deve mudar a partir dessa decisão que permite com que ele volte a atuar nas ruas.

O advogado ainda revelou que a defesa pretende processar o estado por perseguição ao policial.

A Tenente Coronel Marcia Cristal Gomes chegou a ser transferida depois da repercussão do caso e hoje está na reserva, depois de ser promovida a coronel.

A Câmara de Marília abriu uma comissão processante (CP) para investigar a conduta da vereadora, mas o relatório final, pedindo a cassação da parlamentar, foi arquivado no fim de 2020.

Pouco antes, Professora Daniela foi reeleita para mais um mandato e, com o arquivamento do caso, pôde assumir a cadeira novamente.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 5 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.