Livro de Marcos Paludetto aborda a “reinvenção” do professor durante a pandemia

O sucesso do ensino está diretamente ligado à qualidade da prática pedagógica. Porém, fatores externos podem interferir no processo e fazer com que os educadores tenham de se adaptar a novas realidades.

A pandemia do coronavírus gerou grande impacto na educação com a suspensão das aulas presenciais, impondo aos professores, cuja data é comemorada hoje, o desafio de garantir a aprendizagem por meio de atividades remotas com os alunos.

Um livro recém-lançado pelo palmitalense Marcos Antônio Paludetto, o Detto, descreve a “reinvenção” do professor durante a pandemia. Os profissionais tiveram de se adaptar para a realização aulas via internet devido à necessidade do distanciamento social com objetivo de conter a transmissão da Covid-19.

O trabalho também apresenta um panorama geral do coronavírus e traz o histórico do enfrentamento à doença em Palmital com base em reportagens do Jornal da Comarca.

A obra, intitulada “A Escola e o Coronavírus – As vivências dos professores e dos alunos em 2020”, começa com um panorama da pandemia e os desdobramentos que levaram à suspenção das aulas presenciais para reduzir o contágio da Covid.

Com a nova realidade, os professores passaram por um processo de tecnicização para utilizar ferramentas virtuais, como plataformas na internet e aplicativos de celular, com o objetivo de garantir a continuidade das aulas.

“Quando houve a suspensão das atividades presenciais, nem todos os professores tinham equipamentos necessários, como PC, celular e banda larga de qualidade, para colocar em prática as aulas remotas. Os educadores também tiveram várias dificuldades da utilização dos programas para produzir conteúdo e se conectar com alunos. Foi necessário aprender uma nova forma de dialogar para passar o conteúdo”, explicou Detto.

O texto faz um contraponto entre as realidades das instituições públicas e particulares, além abordar questões de disponibilidade de recursos e de reproduzir dados de pesquisa feita com educadores e estudantes.

O livro mostra dados que representam avaliações acerca da adaptação dos profissionais às ferramentas tecnológicas e procura aferir o resultado do processo pedagógico por meio de atividades remotas.

Para Detto, apesar das dificuldades, os profissionais conseguiram avançar muito e chegaram a um desempenho satisfatório, incluindo com o desenvolvimento de novas competências e habilidades. “Muitos foram obrigados a fazer coisas que não havia feito antes. Com isto, descobriram talentos e capacidades pedagógicas que estavam adormecidas ou eram desconhecidas”, afirmou o professor, que leciona Geografia em escolas públicas e privadas em Palmital e região.

Detto ressaltou ainda que uma “nova escola” deve surgir a partir da pandemia. “Houve muitos avanços tecnológicos, mas não podemos deixar de considerar a escola como ambiente integração social, de relacionamento, de aproximação e de construção coletiva. Também devemos ensinar tolerância e respeito para uma sociedade mais empática no pós-pandemia”, enfatizou.

Ao final do livro, Detto promove um enfoque local e lembra como foi o enfrentamento da pandemia durante o ano de 2020 a partir do conteúdo jornalístico produzido pelo JC. O texto reproduz informações de reportagens publicadas desde a decretação da quarentena em março do ano passado e as ações da Prefeitura para conter o avanço da doença. O conteúdo destaca ainda a evolução no número de casos e das mortes causadas pela Covid.

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Cláudio Pissolito

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