O prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes teve destacada participação no 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas eleitos no Estado de São Paulo, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) em Campinas, no início da semana passada. A programação de dois dias reuniu autoridades de diversas instâncias do poder para exposições e debate de ideias sobre questões relacionadas à administração pública.
A abertura na manhã de segunda-feira passada (18/11), no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), contou com a presença do presidente da APM, Marcelo Barbieri, e da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara. Também participaram o ex-presidente da República Michel Temer, o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) Dimas Ramalho.
Luis Gustavo participou de um painel sobre o setor da saúde, junto com o prefeito de Campinas Dário Saadi, acompanhado do Secretário de Saúde Lair Zambon, e as diretoras Marcelle Benetti (Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital) e Monica Lupatin (Icom/Libras). O prefeito de Palmital apresentou a experiência na implantação do projeto de Telemedicina para atendimento de pacientes do SUS.
Luis Gustavo ressaltou os desafios da implantação do projeto com a parceria do Civap e compartilhou o processo de modernização do Centro de Saúde para oferecer consultas com especialistas por meio de videoconferência desde 2023. O prefeito enfatizou que, em pouco mais de um ano e meio de atividades, o programa já atendeu 3,5 mil pacientes em 12 especialidades, possibilitando a agilização no atendimento e a redução de 75% na fila de espera por consultas e exames.
Entre os benefícios do programa, Luis Gustavo citou a economia do sistema, que evita o transporte de pacientes até outras cidades, além da maior capacitação dos profissionais do Centro de Saúde para atuar no programa. Com a solução tecnológica, segundo ele, Palmital teve reconhecimento em programas estaduais que avaliam a inovação no serviço público e a qualidade da gestão desenvolvida nos municípios.
Também foi citado pelo prefeito o elevado nível de satisfação dos pacientes com o sistema, que permite mais agilidade na realização das consultas que não dependem das filas de regulação do Estado e ainda evita o deslocamento até outras cidades. “Foi uma honra dividir nossa trajetória com novos gestores, mostrando que, com planejamento e dedicação, é possível transformar os desafios em oportunidades para nossas cidades”, afirmou o prefeito.
O primeiro dia de debates também contou com temas referentes à securitização das dívidas dos municípios, modernização administrativa, cartão benefício, contabilidade pública, reforma tributária e educação. Na terça-feira (19/11), quando se encerrou o evento, foram apresentados temas ligados ao agronegócio, às mudanças climáticas, à defesa civil, ao empreendedorismo, à mulher, à desburocratização e às licitações e compras públicas.