O Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap) realizou na última sexta-feira (06/06) a 2ª Assembleia de Prefeitos, reunindo lideranças políticas para discutir os avanços, desafios e novos projetos que envolvem os 49 municípios consorciados. O evento foi conduzido por Luis Gustavo Mendes Moraes, presidente da entidade e prefeito de Palmital, que apresentou um panorama das ações em andamento e lançou iniciativas inéditas voltadas ao desenvolvimento regional.

O evento, realizado em Agudos, contou com a presença de autoridades estaduais e federais, como o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e os deputados Ricardo Madalena (estadual) e Vinicius Carvalho (federal), que reforçaram o apoio aos projetos do consórcio. Também estiveram presentes representantes de entidades e gestores municipais de diversas cidades.
O presidente Luis Gustavo destacou as licitações em andamento, intermediadas pelo consórcio e ressaltou a importância do trabalho coletivo para ganho de escala e economia aos municípios. Entre os temas centrais da sua fala, foi proposta a descentralização do Civap com o compromisso de aproximar a gestão da entidade das prefeituras consorciadas, promovendo encontros locais e ouvindo diretamente as demandas de cada município.

Entre os programas em destaque está o mapeamento das demandas reprimidas da saúde, como filas de espera por exames e cirurgias, em parceria com os gestores municipais da área. Luis Gustavo também anunciou uma iniciativa em benefício dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA): o processo de credenciamento de instituições especializadas que poderão atender essa população de forma mais efetiva, ampliando o acesso aos serviços.
Outro ponto relevante foi a menção ao Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa que reconhece boas práticas de gestão pública, com a entidade incentivando os municípios a participarem da premiação. No âmbito do esporte, Luis Gustavo anunciou a Copa Civap de Futebol Infantil, que começa em 23 de junho, e o licenciamento ambiental do projeto da usina em Palmital, que transformará lixo em energia.
A assembleia também marcou a aprovação do ingresso dos municípios de Timburi e Garça no consórcio, fortalecendo a representatividade e ampliando ainda mais área de cobertura da entidade no Estado de São Paulo. “O que o Civap pode fazer pelo seu município?”, provocou Luis Gustavo durante a plenária de encerramento da Assembleia de Prefeitos. De acordo com ele, as iniciativas da atual diretoria estimulam o diálogo direto e propositivo com os gestores das cidades para fortalecer ainda mais a atuação conjunta da instituição.